Fábulas fabulosas - Um Ser Chamado PAI ...?

Havia um homem rico, possuía muitos bens, uma grande fazenda, muito gado e vários empregados a seu serviço.

Tinha ele um único filho, um herdeiro que, ao contrário do pai, não gostava do trabalho, nem de compromissos. O que ele mais gostava era de festas, estar com o amigos e de ser bajulado por eles.

Seu pai sempre o advertia que seus amigos só estavam do seu lado enquanto ele tivesse o que lhes oferecer, depois o abandonariam.

Os insistentes conselhos do pai lhe retiniam os ouvidos e logo se ausentava sem dar um mínimo de atenção.

Um dia o velho pai, já avançado na idade, disse aos seus empregados para construírem um pequeno celeiro e dentro dele, ele mesmo fez uma forca e junto a ela colocou uma placa com os dizeres: "PARA VOCÊ NUNCA MAIS DESPREZAR AS PALAVRAS DE SEU PAI".

Mais tarde chamou o filho, levou-o até o celeiro e disse: "Meu filho, já estou velho e quando eu partir você tomará conta de tudo o que é meu e sei qual será seu futuro: você vai deixar a fazenda nas mãos dos empregados e irá gastar todo dinheiro com seus amigos, irá vender os animais e os bens para se sustentar, e quando não tiver mais dinheiro, seus amigos vão se afastar de você, e quando não tiver mais nada, vai se arrepender amargamente de não ter me dado ouvidos, e é por isto que construí esta forca, sim, ela é para você, e quero que me prometa que se acontecer o que eu disse, você se enforcará nela."

O jovem riu, achou absurdo, mas, para não contrariar o pai, prometeu, pensando que isso jamais pudesse ocorrer.

O tempo passou, o pai morreu e seu filho tomou conta de tudo, mas, assim como se havia previsto, o jovem gastou tudo, vendeu os bens, perdeu os amigos e a própria dignidade.

Desesperado e aflito, começou a refletir sobre a vida e viu que havia sido um tolo, lembrou-se do pai e começou a chorar e dizer: "Ah, meu pai, eu tivesse ouvido seus conselhos, mas agora é tarde demais."

Pesaroso, o jovem levantou os olhos e longe avistou o pequeno celeiro, era a única coisa que lhe restava. A passos lentos se dirigiu até lá, viu a placa empoeirada e disse: "Eu nunca segui as palavras do meu pai, não pude alegra-lo quando estava vivo, mas, pelo menos desta vez vou fazer a vontade dele, vou cumprir minha promessa, não resta mais nada."

O moço subiu as degraus, colocou a corda no pescoço e disse: "Ah, se eu tivesse uma nova chance..."

Pulou, Sentiu por um instante a corda apertar sua garganta, mas o braço da forca era oco e quebrou-se facilmente.

O rapaz caiu no chão e, sobre ele, caíram muitas moedas de ouro maciço, jóias, pérolas, diamantes. A forca estava cheia de pedras preciosas e um bilhete que dizia: "ESSA É A SUA NOVA CHANCE. EU TE AMO MUITO - SEU PAI".

Comments

  • O Menino e o Padre

    Um padre andava pelo sertão, e certa vez com muita sede, aproximou-se duma cabana, e chamou por alguém de dentro.

    Veio então lhe atender, um menino muito mirrado.

    - Bom dia meu filho, você não tem por aí uma aguinha aqui pro padre?

    - Água tem não senhor, aqui só tem um pote cheio de garapa de açúcar, se o senhor quiser... - disse o menino.

    - Serve, vá buscar. - pediu-lhe o padre.

    E o menino trouxe a garapa dentro de uma cabaça. O padre bebeu bastante e o menino ofereceu mais. Meio desconfiado, mas como estava com muita sede o padre aceitou.

    Depois de beber, o padre curioso perguntou ao menino:

    - Me diga uma coisa, sua mãe não vai brigar com você por causa dessa garapa?

    - Briga não senhor. Ela não quer mais essa garapa, porque tinha uma barata morta dentro do pote.

    Surpreso e revoltado, o padre atirou a cabaça no chão e esta quebrou-se em mil pedaços, e exclamou:

    - Moleque danado, por que não me avisou antes?

    O menino olhou desesperado para o padre, e então disse em tom de lamento:

    - Agora sim eu vou levar uma surra das grandes, o senhor acaba de quebrar a cabacinha de vovó fazer xixi dentro!

    Nota: Conto regional do nordeste, muito conhecido em todo interior de Pernambuco ao Maranhão. Origem desconhecida.

  • Como sempre temos de deixar de ser arrogantes e pensarmos que sabemos de tudo, para podemos realmente para para escutar e dar valor aos conselhos das pessoas que amamos e que apesar do modo que as tratamos, sempre se preocupam conosco e são capazes de qualquer coisa para sempre nos ajudar, porque será que só damos valor as pessoas que amamos, quando já não temos elas mais junto de nós !!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Olá meu amigo..

    Boa tarde...

    Os pais sempre estão com a razão

    demoramos demais para poder entender isso.

    e na mairia das vezes eles não

    estão mais conosco.

    muito lindo seu texto..

    bjin...*

  • isso que é um pai, nao a merd* que dis ser o meu

  • muito legl, parabens ^^

  • OS PAIS SEMPRE CONHECEM BEM OS FILHOS.

  • Alguma coisa bonita não tanto como a sua fábula "Um ser chamado pai."

    MEU FILHO

    MEU FILHO: feliz o dia em que você nasceu, o primeiro beijo que lhe dei, quantos sonhos idealizei.

    MEU FILHO: você deveria ser a mais bela e mais feliz das crianças. O meu mundo deveria transcorrer na alegria de vê-lo correr, brincar e crescer, no prazer de educá-lo e torná-lo um Homem.

    MEU FILHO: os anos de passaram, você cresceu e todos esses anos passados, você não imagina o que aconteceu. Eles nos trouxeram alegrias, mas trouxeram tristezas também, trouxeram mais dificuldades que imaginei. É, meu filho, é muito árduo educar um filho.

    MEU FILHO: quero ensiná-lo a se conduzir na vida, usar sua liberdade, ser responsável pelos seus atos. Quero, quero dar-lhe tanta coisa que as vezes, não lhe dou até o carinho e a atenção que lhe devo dar.

    MEU FILHO: quantas vezes chego em casa cansado, e nem sequer converso com você, nem sequer o escuto.As vezes, descarrego minha zanga sobre você. Quantas vezes quero que você seja perfeito se eu é quem deve dar o exemplo.

    MEU FILHO: reconheço muitas vezes de que você está certo em suas atitudes, e não me dobro por orgulho e vaidade. Quantas vezes você está precisando de mim, e eu, nem sequer o percebo.

    MEU FILHO: perdoa-me pelos erros que cometi.Tenha certeza, que cada erro cometido é reconhecido, é mais uma experiência adquirida, é um passo a mais no caminho do aperfeiçoamento, é mais um avanço que lhe dou para ser o Pai que você será para seus filhos.

  • Nossa esta foi boa demais..................

  • Será que ele aprendeu a liçâo?

Sign In or Register to comment.