o que vc acha desa solução para seca no nordeste?
a chapada da borborema é como uma barreira natural que impede que a umidade do oceano chegue ao interior,então o que acham dessa ideia,implodir o solo abrindo um canal de 10 ou 15 quilometros de largura que de uma volta desde o maranhão ate o nordeste da bahia,seria algo semelhante ao canal do panama ,so que a construção seria muito mais comprida e muito mais larga,exigiria bilhoes de dolares,so que valeria pena,a região não sofreria mais secas e se transformaria numa enorme região agricola,as umidade dessas aguas desse canal evaporariam e teria um grande indice de chuva na região,ao longo do canal poderia construir cidades turisticas modernas que possuiriam resorts super luxuosos.o que vcs acham dessa ideia?
Comments
Já vou adiantando que como não moro no nordeste, não sei como é a topologia daí.
Sim, você está correto. A criação dos desertos no mundo é ligada a cadeias de montanhas que impedem que a umidade do mar chegue em terra (vide Pangéia).
Destruindo a cadeia montanhosa este problema iria acabar, mas como você disse seria muito caro (tão caro que beira o impossível). A natureza destas montanhas não é vuncânica, o que facilitaria o projeto.
------cara, estou gostando de vc, vc gosta do mesmo tipo de idéias (malucas) que eu
Se abríssemos um canal e construíssemos um grande lago, também funcionaria e sairia muito mais barato.
Poste mais perguntas, a também posto minhas idéias malucas ;-)
Transposição do São Francisco,Poços artesianos movidos a energia eólica ou solar
o nordeste e rico em muitas coisas, agua não seria problema pois tem soluções simples. mas infelizmente se isso acontecer, será o fim de muitos polÃticos da região.
coitados dos polÃticos se este projeto passar e dos coronéis iriam viver de que que só sabem usar os pobres e infortúnio povo do nordeste
Seria uma boa ideia, mas os politicos que sempre viveram às custas da seca no nordeste iram "morrer de fome" e os coroneis que mantem os sertanejos "cativos" a troco da água
não gostariam nada do projeto.
Acho que essa ideia é pouco viável. O problema das secas no nordeste não será resolvido com obras mirabolantes. à preciso incentivar a captação e armazenamento de água das chuvas, realizar pequenos desvios de cursos d'água para beneficiar as plantações.
Estimular cultural que se adaptam ao semi árido também é uma boa solução. A economia solidária deve nortear as relações nessa que é uma das regiões mais pobres do Brasil.
Abras colossais com vistas a construção de hotéis e outros empreendimentos comerciais só agravariam o problema da pobreza e das concentração de renda.