o que vc acha desa solução para seca no nordeste?

a chapada da borborema é como uma barreira natural que impede que a umidade do oceano chegue ao interior,então o que acham dessa ideia,implodir o solo abrindo um canal de 10 ou 15 quilometros de largura que de uma volta desde o maranhão ate o nordeste da bahia,seria algo semelhante ao canal do panama ,so que a construção seria muito mais comprida e muito mais larga,exigiria bilhoes de dolares,so que valeria pena,a região não sofreria mais secas e se transformaria numa enorme região agricola,as umidade dessas aguas desse canal evaporariam e teria um grande indice de chuva na região,ao longo do canal poderia construir cidades turisticas modernas que possuiriam resorts super luxuosos.o que vcs acham dessa ideia?

Comments

  • Já vou adiantando que como não moro no nordeste, não sei como é a topologia daí.

    Sim, você está correto. A criação dos desertos no mundo é ligada a cadeias de montanhas que impedem que a umidade do mar chegue em terra (vide Pangéia).

    Destruindo a cadeia montanhosa este problema iria acabar, mas como você disse seria muito caro (tão caro que beira o impossível). A natureza destas montanhas não é vuncânica, o que facilitaria o projeto.

    ------cara, estou gostando de vc, vc gosta do mesmo tipo de idéias (malucas) que eu

    Se abríssemos um canal e construíssemos um grande lago, também funcionaria e sairia muito mais barato.

    Poste mais perguntas, a também posto minhas idéias malucas ;-)

  • Transposição do São Francisco,Poços artesianos movidos a energia eólica ou solar

  • o nordeste e rico em muitas coisas, agua não seria problema pois tem soluções simples. mas infelizmente se isso acontecer, será o fim de muitos políticos da região.

  • coitados dos políticos se este projeto passar e dos coronéis iriam viver de que que só sabem usar os pobres e infortúnio povo do nordeste

  • Seria uma boa ideia, mas os politicos que sempre viveram às custas da seca no nordeste iram "morrer de fome" e os coroneis que mantem os sertanejos "cativos" a troco da água

    não gostariam nada do projeto.

  • Acho que essa ideia é pouco viável. O problema das secas no nordeste não será resolvido com obras mirabolantes. É preciso incentivar a captação e armazenamento de água das chuvas, realizar pequenos desvios de cursos d'água para beneficiar as plantações.

    Estimular cultural que se adaptam ao semi árido também é uma boa solução. A economia solidária deve nortear as relações nessa que é uma das regiões mais pobres do Brasil.

    Abras colossais com vistas a construção de hotéis e outros empreendimentos comerciais só agravariam o problema da pobreza e das concentração de renda.

Sign In or Register to comment.