Alguém conhece a doença Piometra que acomete cadelas?

Minha cadelinha terá que fazer uma operação devido a doença. Quem já passou por isso pode me informar algo?

Update:

Piometra é inflamação no útero, e o volume da barriga do animal fica extremamente grande, ocasionando muita dor. Não há remédio, só a operação. Não estou tendo colaboração nas respostas para me ajudar.

Sr.atemporal brincou com algo sério. 2 pontos são mais importantes que a saúde de minha cachorra, mesmo assim agradeço.

Comments

  • Piometra

    É uma infecção uterina que acomete cadelas a partir dos 5 anos de idade, mas que pode aparecer em fêmeas mais jovens. A freqüência da doença é maior em cadelas que nunca tiveram cria, daí o equivocado dito popular: "cadela que nunca cruzou terá câncer no útero". Na verdade, a piometra (e não o câncer) pode aparecer mais facilmente em cadelas que nunca criaram, porém, temos visto que também cadelas que já tiveram cria podem ter piometra. Assim, acasalar uma fêmea no intuito de prevenir a infecção uterina (piometra), certamente não é um método 100% eficaz.

    Os sinais da doença aparecem, geralmente, um mês após o último cio. A cadela pára de comer, parece triste, tem febre, aumenta a ingestão de água e, conseqüentemente, a produção de urina. Apresenta vômitos. Um corrimento vaginal abundante, espesso, de odor desagradável e cor parda ou acastanhado, é um sinal bastante característico da piometra. Os locais onde a fêmea senta ficam manchados pela secreção. Muitas cadelas lambem insistentemente a região genital e o proprietário não percebe o corrimento. Em alguns casos que denominamos "piometra fechada", esse corrimento não aparece, o que dificulta o diagnóstico.

    O útero com piometra fica repleto de secreção, aumenta muito de tamanho e o organismo começa a absorver o conteúdo purulento (pus), levando o animal a uma intoxicação pelas toxinas bacterianas. Se diagnosticada a tempo, a piometra tem tratamento cirúrgico que consiste na remoção do útero (castração), associada a uma terapia com antibióticos. O diagnóstico é feito pelos sinais clínicos, exames laboratoriais (hemograma) e ultra-sonografia do útero para confirmação do diagnóstico. Encaminhar o animal para a cirurgia imediatamente.

    A recuperação é rápida após a cirurgia, pois o foco da infecção é retirado.

    Como o sinal clínico mais evidente é o corrimento, o proprietário de fêmeas com mais de cinco anos deve ficar atento e comunicar o veterinário se notar essa alteração. É bom ressaltar, mais uma vez, que fêmeas que já acasalaram NÃO estão livres da piometra. O melhor método preventivo é a castração das cadelas logo após o 1o cio.

    Silvia C. Parisi

    médica veterinária - (CRMV SP 5532)

    Vida de cão...

    www.vidadecao.com.br

  • Infelizmente não posso te ajudar, mas é com pesar que li esta pergunta, pois tenho três cadelas que nunca cruzaram e não são castradas. Só posso te desejar sorte, e que encontre um ótimo profissional para cuidar dela, Tudo vai correr bem. Abraços.

  • Eu ñ, nunca ouvi falar!!! Más vc vai resolver com um bom veterinário!!!xau

  • Faça alguma coisa pela sua cachorrinha, por favor. Se ela tiver que ser operada, e você não tiver recursos, escreva para o Late Show, para a Luisa Mel, e conte a sua história, ou procure a Usp, ou alguma Faculdade que tenha veterinário. Lute por ela. Eles não nossos melhores amigos. São fieis a nós.

  • não

  • Nunca ouvi falar... Mas creio que um bom profissional veterinário irá solucinar o problema da sua cadelinha... Beijokas

  • É muito séria esse problema.Existe a piometra na qual a cadela tem uma secreção mal cheirosa que sai pela vulva dela, e também tem a piometra seca, que é a mais perigosa,porque não sai secreção nenhuma, então muitas vezes nós não sabemos que a cadela tem.Quando os sintomas aparecem temos que correr, pois o risco de morte é grande, por causa da infecção generalizada.Uma das minhas 3 cadelas, a menorzinha teve o segundo tipo de piometra e quase morreu.Tive que correr as pressas, pois o dela supurou dentro do útero (estorou),então o útero ficou cheio de pus.Mas graças a Deus, gastei um dinheiro com a cirurgia, mas hoje ela está bem e até engordou.Ela tem hoje 10 anos.

  • vai resolver isso facil

    um bom veterinario resolverá..com facilidade

    tenho uma maltês que aconteceu isso com ela...

    muito carinho com ela...e sorte!!!!!!!!

Sign In or Register to comment.