Alguém conhece a doença Piometra que acomete cadelas?
Minha cadelinha terá que fazer uma operação devido a doença. Quem já passou por isso pode me informar algo?
Update:Piometra é inflamação no útero, e o volume da barriga do animal fica extremamente grande, ocasionando muita dor. Não há remédio, só a operação. Não estou tendo colaboração nas respostas para me ajudar.
Sr.atemporal brincou com algo sério. 2 pontos são mais importantes que a saúde de minha cachorra, mesmo assim agradeço.
Comments
Piometra
É uma infecção uterina que acomete cadelas a partir dos 5 anos de idade, mas que pode aparecer em fêmeas mais jovens. A freqüência da doença é maior em cadelas que nunca tiveram cria, daí o equivocado dito popular: "cadela que nunca cruzou terá câncer no útero". Na verdade, a piometra (e não o câncer) pode aparecer mais facilmente em cadelas que nunca criaram, porém, temos visto que também cadelas que já tiveram cria podem ter piometra. Assim, acasalar uma fêmea no intuito de prevenir a infecção uterina (piometra), certamente não é um método 100% eficaz.
Os sinais da doença aparecem, geralmente, um mês após o último cio. A cadela pára de comer, parece triste, tem febre, aumenta a ingestão de água e, conseqüentemente, a produção de urina. Apresenta vômitos. Um corrimento vaginal abundante, espesso, de odor desagradável e cor parda ou acastanhado, é um sinal bastante característico da piometra. Os locais onde a fêmea senta ficam manchados pela secreção. Muitas cadelas lambem insistentemente a região genital e o proprietário não percebe o corrimento. Em alguns casos que denominamos "piometra fechada", esse corrimento não aparece, o que dificulta o diagnóstico.
O útero com piometra fica repleto de secreção, aumenta muito de tamanho e o organismo começa a absorver o conteúdo purulento (pus), levando o animal a uma intoxicação pelas toxinas bacterianas. Se diagnosticada a tempo, a piometra tem tratamento cirúrgico que consiste na remoção do útero (castração), associada a uma terapia com antibióticos. O diagnóstico é feito pelos sinais clínicos, exames laboratoriais (hemograma) e ultra-sonografia do útero para confirmação do diagnóstico. Encaminhar o animal para a cirurgia imediatamente.
A recuperação é rápida após a cirurgia, pois o foco da infecção é retirado.
Como o sinal clínico mais evidente é o corrimento, o proprietário de fêmeas com mais de cinco anos deve ficar atento e comunicar o veterinário se notar essa alteração. É bom ressaltar, mais uma vez, que fêmeas que já acasalaram NÃO estão livres da piometra. O melhor método preventivo é a castração das cadelas logo após o 1o cio.
Silvia C. Parisi
médica veterinária - (CRMV SP 5532)
Vida de cão...
www.vidadecao.com.br
Infelizmente não posso te ajudar, mas é com pesar que li esta pergunta, pois tenho três cadelas que nunca cruzaram e não são castradas. Só posso te desejar sorte, e que encontre um ótimo profissional para cuidar dela, Tudo vai correr bem. Abraços.
Eu ñ, nunca ouvi falar!!! Más vc vai resolver com um bom veterinário!!!xau
Faça alguma coisa pela sua cachorrinha, por favor. Se ela tiver que ser operada, e você não tiver recursos, escreva para o Late Show, para a Luisa Mel, e conte a sua história, ou procure a Usp, ou alguma Faculdade que tenha veterinário. Lute por ela. Eles não nossos melhores amigos. São fieis a nós.
não
Nunca ouvi falar... Mas creio que um bom profissional veterinário irá solucinar o problema da sua cadelinha... Beijokas
à muito séria esse problema.Existe a piometra na qual a cadela tem uma secreção mal cheirosa que sai pela vulva dela, e também tem a piometra seca, que é a mais perigosa,porque não sai secreção nenhuma, então muitas vezes nós não sabemos que a cadela tem.Quando os sintomas aparecem temos que correr, pois o risco de morte é grande, por causa da infecção generalizada.Uma das minhas 3 cadelas, a menorzinha teve o segundo tipo de piometra e quase morreu.Tive que correr as pressas, pois o dela supurou dentro do útero (estorou),então o útero ficou cheio de pus.Mas graças a Deus, gastei um dinheiro com a cirurgia, mas hoje ela está bem e até engordou.Ela tem hoje 10 anos.
vai resolver isso facil
um bom veterinario resolverá..com facilidade
tenho uma maltês que aconteceu isso com ela...
muito carinho com ela...e sorte!!!!!!!!
dock056dun418