Po favor alguem pode me ajudar a descobri a lógica desta questão?
....Se gato e meio come rato e meio em minuto e meio. Em quanto tempo doze gatos comem quatro ratos?
A resposta é trinta segundos, mas não entendi porquê>
....Se gato e meio come rato e meio em minuto e meio. Em quanto tempo doze gatos comem quatro ratos?
A resposta é trinta segundos, mas não entendi porquê>
Comments
Se gato e meio come rato e meio em minuto e meio ( 90 seg) isso significa que 1 gato come 1rato em 1 minuto(60s).
para 12 gatos comerem 4 ratos igualmente cada gato devera comer 1/3 de rato ( 4 ratos divididos para 12 gatos).
Então se 1 gato come 1rato em 1 minuto, logo 1 gato come 1/3 de rato em 1/3 de minuto que vale exatamente 20s (60/3).
Não vejo lógica para os 30s.
sei lá!!!
uma questão sem lógica alguma!!!
Cara Raquel ,
Esse problema se refere a grandezas diretamente e inversamente proporcionais , ou seja , a famosa regra de tres composta !!
1,5 g ------ 1,5 min ------ 1,5 r
12 g ------ x ------ 4 r
Observe que a grandeza "tempo" deve estar no meio das outras para facilitar .
Vamos comparar ,
1) Gatos com o tempo ,
Quanto maior o No de gatos , menor o tempo de aniquila;'ao dos ratos, ou seja , s'ao grandezas inversamente proporcionais ,devendo, pois,serem multiplicadas em "paralelo"
2) Tempo com os ratos ,
quanto mais ratos a serem comidos ,maior o tempo dispensado a essa tarefa,logo ,s"ao grandezas diretamente proporcionais , devemos multiplica-las em `cruz`.Logo ,
.
12 g . x . 1,5 r = 1,5 g . 1,5 min . 4 r
x = (1,5 . 1.5 . 4) / (12 . 1,5)
x = 1,5 . 4 / 12
x = 6 / 12 = 1/2 min = 30 seg.
Boa sorte !!!
Não concordo com a sua resposta de 30 segundos. Pelo meu raciocinio:
Se gato e meio come rato e meio em minuto e meio
logo
1 gato come 1 rato em 1 minuto.
Se dividirmos 1 rato para 2 gatos, cada meio rato será devorado por 1 gato em 30 seg.
Assim temos que
2 gatos comerão 1 rato em 30 seg.
dobrando os bichos, teremos que
4 gatos comerão 2 ratos em 30 seg
dobrando de novo os bichos
8 gatos comerão 4 ratos em 30 seg.
Note-se que já chegamos aos 4 ratos e ainda são 8 gatos
Portanto se
8 gatos comem 4 ratos em 0,5seg
12 gatos comerão 4 ratos em Xseg
AÃ fica 8 x 4 x 0,5 = 16
12 x 4 = 48
16 / 48 = 0,3333333333
Xseg = 0,333333 x 60 = 19,99999999 seg.
Portanto acho que a resposta correta seriam 20 seg e não 30
Concorda ou semcorda?
vamos fazer colunas...
gatos ..... ratos...... tempo
inicio:
1,5 ......... 1,5 ....... 1,5
Se eu dobrar o tempo, come-se o dobro de ratos:
1,5 ........... 3 ......... 3
Se eu dobrar o numero de gatos, tenho q dobrar o numero de ratos:
3 .............. 6 ......... 3
Se eu quadriplicar o numero de gatos, tenho q quadriplicar o numero de ratos:
12 .............. 24 ......... 3
Se eu dividir o numero de ratos por 6, tenho q dividir o tempo tambem por 6. E o tempo é de 3 minutos (igual a 180 segundos):
12 .............. 4 ........... 30 seg
Se 1 gato e 1/2 come 1 rato e 1/2 em 1 minuto e 1/2 . Pra cada 30s meio gato come meio rato.Se tem 12 gatos para comer apenas 4 ratos à só dividirmos o número de gatos pela quantidade de ratos, então: 12/4 = 3 ; um minuto e meio dividido por 3 é = a 30 s. ENTENDEU????
Bom vejamos. Se cada minuto tem 60 seg. 1 min e meio tem 90 seg. para comer os ratinhos é preciso 240 seg certo?? pq 1 gato e meio + um gato e meio + um gato comem os quatro ratos. Restam 8 gatinhus para ajudar a comer os ratinhos. O tempo pra cada gato e meio comer um rato e meio é 1 minuto e meio. dessa forma são 450 seg que restam. 450 seg. (não utilizados pelos gatinhos) + 240 seg. que os gatinhos utilizarÃam para comer os ratos somam 690 seg que dividos pelo tempo levado para comer os ratinhos (240) tem como resultado 28.75 que é quase 30. Daà os 30 seg como resposta. Entedeu? axo q num fk mto claro, mas tb seilá se tah certo..haha
Ou pode ser que 12/4 = 3 Assim 120/4 = 30.
?? Será ?? Bom pelo menos encontrei uma lógica, meio maluca mas uma lógica
nao sei se tem logica.. eh alguma conta matematica que nao consegui identificar
desculpa..
totalmente sem logica!!!
doh nada a ver, e vc ainda acreditou nessa resposta hein!
hahaha