Po favor alguem pode me ajudar a descobri a lógica desta questão?

....Se gato e meio come rato e meio em minuto e meio. Em quanto tempo doze gatos comem quatro ratos?

A resposta é trinta segundos, mas não entendi porquê>

Comments

  • Se gato e meio come rato e meio em minuto e meio ( 90 seg) isso significa que 1 gato come 1rato em 1 minuto(60s).

    para 12 gatos comerem 4 ratos igualmente cada gato devera comer 1/3 de rato ( 4 ratos divididos para 12 gatos).

    Então se 1 gato come 1rato em 1 minuto, logo 1 gato come 1/3 de rato em 1/3 de minuto que vale exatamente 20s (60/3).

    Não vejo lógica para os 30s.

  • sei lá!!!

    uma questão sem lógica alguma!!!

  • Cara Raquel ,

    Esse problema se refere a grandezas diretamente e inversamente proporcionais , ou seja , a famosa regra de tres composta !!

    1,5 g ------ 1,5 min ------ 1,5 r

    12 g ------ x ------ 4 r

    Observe que a grandeza "tempo" deve estar no meio das outras para facilitar .

    Vamos comparar ,

    1) Gatos com o tempo ,

    Quanto maior o No de gatos , menor o tempo de aniquila;'ao dos ratos, ou seja , s'ao grandezas inversamente proporcionais ,devendo, pois,serem multiplicadas em "paralelo"

    2) Tempo com os ratos ,

    quanto mais ratos a serem comidos ,maior o tempo dispensado a essa tarefa,logo ,s"ao grandezas diretamente proporcionais , devemos multiplica-las em `cruz`.Logo ,

    .

    12 g . x . 1,5 r = 1,5 g . 1,5 min . 4 r

    x = (1,5 . 1.5 . 4) / (12 . 1,5)

    x = 1,5 . 4 / 12

    x = 6 / 12 = 1/2 min = 30 seg.

    Boa sorte !!!

  • Não concordo com a sua resposta de 30 segundos. Pelo meu raciocinio:

    Se gato e meio come rato e meio em minuto e meio

    logo

    1 gato come 1 rato em 1 minuto.

    Se dividirmos 1 rato para 2 gatos, cada meio rato será devorado por 1 gato em 30 seg.

    Assim temos que

    2 gatos comerão 1 rato em 30 seg.

    dobrando os bichos, teremos que

    4 gatos comerão 2 ratos em 30 seg

    dobrando de novo os bichos

    8 gatos comerão 4 ratos em 30 seg.

    Note-se que já chegamos aos 4 ratos e ainda são 8 gatos

    Portanto se

    8 gatos comem 4 ratos em 0,5seg

    12 gatos comerão 4 ratos em Xseg

    Aí fica 8 x 4 x 0,5 = 16

    12 x 4 = 48

    16 / 48 = 0,3333333333

    Xseg = 0,333333 x 60 = 19,99999999 seg.

    Portanto acho que a resposta correta seriam 20 seg e não 30

    Concorda ou semcorda?

  • vamos fazer colunas...

    gatos ..... ratos...... tempo

    inicio:

    1,5 ......... 1,5 ....... 1,5

    Se eu dobrar o tempo, come-se o dobro de ratos:

    1,5 ........... 3 ......... 3

    Se eu dobrar o numero de gatos, tenho q dobrar o numero de ratos:

    3 .............. 6 ......... 3

    Se eu quadriplicar o numero de gatos, tenho q quadriplicar o numero de ratos:

    12 .............. 24 ......... 3

    Se eu dividir o numero de ratos por 6, tenho q dividir o tempo tambem por 6. E o tempo é de 3 minutos (igual a 180 segundos):

    12 .............. 4 ........... 30 seg

  • Se 1 gato e 1/2 come 1 rato e 1/2 em 1 minuto e 1/2 . Pra cada 30s meio gato come meio rato.Se tem 12 gatos para comer apenas 4 ratos É só dividirmos o número de gatos pela quantidade de ratos, então: 12/4 = 3 ; um minuto e meio dividido por 3 é = a 30 s. ENTENDEU????

  • Bom vejamos. Se cada minuto tem 60 seg. 1 min e meio tem 90 seg. para comer os ratinhos é preciso 240 seg certo?? pq 1 gato e meio + um gato e meio + um gato comem os quatro ratos. Restam 8 gatinhus para ajudar a comer os ratinhos. O tempo pra cada gato e meio comer um rato e meio é 1 minuto e meio. dessa forma são 450 seg que restam. 450 seg. (não utilizados pelos gatinhos) + 240 seg. que os gatinhos utilizaríam para comer os ratos somam 690 seg que dividos pelo tempo levado para comer os ratinhos (240) tem como resultado 28.75 que é quase 30. Daí os 30 seg como resposta. Entedeu? axo q num fk mto claro, mas tb seilá se tah certo..haha

    Ou pode ser que 12/4 = 3 Assim 120/4 = 30.

    ?? Será ?? Bom pelo menos encontrei uma lógica, meio maluca mas uma lógica =)

  • nao sei se tem logica.. eh alguma conta matematica que nao consegui identificar

    desculpa..

  • totalmente sem logica!!!

    doh nada a ver, e vc ainda acreditou nessa resposta hein!

    hahaha

Sign In or Register to comment.