Eu só quero resposnder esta pergunta para mostrar a minha indignação, pois quando aprendi estes mandamentos na minha doutrina de 1ª comunhão, os madamentos da igreja foram colocados lada a lado com os mandamentos de Deus, tentando incutir nas crianças desde cedo a sua obrigação para com a igreja...
A internauta Marli, já enumerou acima os mandamentos da Igreja. Apenas é preciso fazer uma reparação no que diz respeito ao dízimo. Não quer dizer que se deva dar necessariamente 10% do que se ganha. Cada um dá o que pode. Se for uma paróquia que realmente necessite, que se seja zelosa pela salvação das almas, deve-se ajudar mais. Quantas pessoas doaram terrenos para construção de uma igreja ou capela. Se o fiel vê que o dinheiro está tendo um uso indevido, por exemplo para a agitação social, evidentemente deve retrair sua contribuição.
o maior mandamento da igreja católica e aquele que CRISTO deixou, AMAR VOSSO IRMAO COMO A TI MESMO, isso conclui tudo. Eu tento fazer o maximo possivel, mas sou humano, e por isso vivo errando. Nao quero dizer com isso que sou safado e ladrao, um mau carater.
Comments
Os mandamentos da Santa Igreja são 5:
1- Assistir missa por inteiro nos dias de domingo e festas de guarda
2- Confessar-se ao menos uma vez a cada ano
3- Comungar pela Páscoa da Ressureição
4- Jejuar e abster-se de carne, quando determina a Santa Madre Igreja
5- Pagar dízimos e primícias
Procuro seguir, só não dou o dízimo exato, por falta de verba,mas dou o que posso, de coração.
1-Assistir missa por inteiro nos dias de domingo e festas de guarda;
2-Confessar-se ao menos uma vez ao ano;
3-Comungar pela Páscoa da Ressurreição
4-Jejuar e obter-se de carne, quando manda Santa a Igreja
5-Pagar dízimos e primícias
São mandamentos da vida na verdade. Seria realmete bom se todos respeitassem os pais e não ficassem com o namorado dos outros.
Eua Acredito, basta termos vontade e os mandamentos de Igreja são:
1° Ouvir as missas nos domingos e festa de guarda:
2° Confessar-se ao menos uma vez ao ano;
3°comungar ao menso na pascoa;
4°jejuar e abester-se de carne conforme mana santa igreja:
5°pagar o dizimo segundo costume:
Se vc quiser saber mais vc pode me perguntar que faço questão de lhe responder,.
o único que sigo fielmente é assistir a missa aos domingos, mas faço pq gosto e me sinto bem, independente de ser mandamento ou não.
A Marli S está certa na sua resposta.
Eu só quero resposnder esta pergunta para mostrar a minha indignação, pois quando aprendi estes mandamentos na minha doutrina de 1ª comunhão, os madamentos da igreja foram colocados lada a lado com os mandamentos de Deus, tentando incutir nas crianças desde cedo a sua obrigação para com a igreja...
Só isso...
A internauta Marli, já enumerou acima os mandamentos da Igreja. Apenas é preciso fazer uma reparação no que diz respeito ao dízimo. Não quer dizer que se deva dar necessariamente 10% do que se ganha. Cada um dá o que pode. Se for uma paróquia que realmente necessite, que se seja zelosa pela salvação das almas, deve-se ajudar mais. Quantas pessoas doaram terrenos para construção de uma igreja ou capela. Se o fiel vê que o dinheiro está tendo um uso indevido, por exemplo para a agitação social, evidentemente deve retrair sua contribuição.
o maior mandamento da igreja católica e aquele que CRISTO deixou, AMAR VOSSO IRMAO COMO A TI MESMO, isso conclui tudo. Eu tento fazer o maximo possivel, mas sou humano, e por isso vivo errando. Nao quero dizer com isso que sou safado e ladrao, um mau carater.
São 10:
1º Adorar e amar a Deus sobre todas as coisas
2º Não invocar o Santo Nome de Deus em vão
3º Santificar os domingos e as festas de guarda
4º Honrar pai e mãe
5º Não matar
6º Guardar castidade nas palavras e obras
7º Não furtar
8º Não levantar falsos testemunhos
9º Guardar castidade nos pensamentos e desejos
10º Não cobiçar as coisas alheias
Concordo com todos e procuro seguí-los à risca porque sou Católico Apostólico Romano.
Não isso não passa de um livro como outro qq.