Desanimada com a faculdade? Será que todas são assim aqui no Brasil?
Bom dia!
Não é a primeira faculdade que começo, já estudei numa pública, e numa outra privada. Conheço muita gente de outras faculdades da minha cidade e praticamente todas tem os mesmos problemas!
Na verdade nem chega ser problema, são coisas que me desmotivam!
Eu e mais algumas amigas da sala estão desanimadas com isto, já os alunos mais jovens nem liga e até gostam disso!
Por exemplo, a aula começa, teoricamente às 19:15. Mas NENHUM professor entra na sala este horário, eles chegam no mínimo 19:40 ... 19:45... ou até mais! Poxa! Moro longe, o onibus a opção de horário do meu ônibus faz com que eu chegue 18:50 na faculdade, toda animada pra estudar e os professores não respeitam horário nenhum! Pelo que vejo todas faculdades são assim aqui na minha cidade!
Outra coisa, temos 10 minutos de intervalo, ninguém e nem os professores fazem menos que 20 minutos ou até mais. Horário de saída é às 22:36. Quase todos dispensam os alunos 22:10 todos os dias. Poxa! Acho muita perca de tempo. Isso fora que muitos professores acabam falando sobre outros assuntos e é mais perda de tempo. Aí sempre tem os alunos que ficam tirando a dúvida individual dele, e como o curso é de Direito, tem aqueles que quer perguntar se o caso dele é assim ou assado e o Professor vai e explica aquela dúvida que é só dele, eu fico viajando, perco totalmente o foco. Tem dias que eu saio de lá e me pergunto, "o que eu aprendi hoje?"
Às vezes a resposta é quase NADA! Pra quem fica mais de 1 hora no ônibus pra ir e depois mais de 1 hora pra voltar, deixo filho pequeno em casa. Poxa! To desanimadíssima e desmotivada. Minha vontade é fazer curso à distância. Mas da área que gosto aqui não tem. Às vezes penso em sair e estudar em casa com cursinhos on line pra concurso público. Mas o curso superior me fará falta. To neste beco sem saída.
Percebo que a maioria dos jovens alunos nem ligam, entram na onda e não estão nem aí!
A aula não rende, a faculdade é de renome, tem fama de ser a melhor da cidade, minha mensalidade é de $800,00. E tem dias que saio de lá e vejo, professores atrasaram demais, alunos tiraram dúvidas individuais e a aula perdeu o foco, o que aprendi hoje não compensou a viagem e o fato de deixar meu filho com minha mãe pra eu poder estudar. Tudo isto vou pesando e vou desmotivando.
Será que todas faculdades são assim?
O que faço?
Obrigada!
Comments
Onde estudei (PUC) os horários de entrada e saída de professores eram bastante respeitados, porém em sala de aula o professor manda, se ele resolve fazer nada, nada teremos.
O grande problema da faculdade é que sentimos a discrepância entre o ensino fundamental e médio onde "ganhávamos o peixe", já na faculdade nos ensinam a "pescar". Ou seja, toda faculdade que conheço tem esse estilo, o professor não ensina, o papel dele é passar a matéria e você se vira pesquisar, depois ele entra em ação novamente esclarecendo algumas dúvidas, mas principalmente corrigindo provas e trabalhos, diferentemente da escola onde os professores se dedicavam a ensinar a lição dentro da sala de aula.
A medida que os estudos vão se aprimorando (graduação, pós, mestrado e doutorado) o grau de "independência" na pesquisa aumenta. Como já falei o papel do professor é orientar os estudos e corrigir os trabalhos.
A EAD pode ser muito mais proveitosa para quem é disciplinado, porém não tem o mesmo valor no mercado de trabalho (infelizmente).
Eu diria que não há muitas alternativas, você como estudante de Direito sabe dos direitos do consumidor que paga e deve receber pelo produto/serviço contratado, portanto pode reclamar sobre os atrasos na diretoria do curso ou até mesmo judicialmente.
Já em relação ao seu desânimo sugiro que conforme-se e mire-se no certificado que receberá no final do curso, entendo que tem filho pequeno e casa para cuidar mas o seu diferencial profissional dependerá da sua dedicação fora da sala de aula neste momento.
Bom dia.
Estudei em uma faculdade particular católica que era muito boa, tinha algumas poucas deficiências com equipamentos, mas esforço do corpo docente compensava.. E aí depois de formado trabalhei um tempo na área e decidi estudar mais um pouco. Aí consegui ir para uma pública, Unicamp, e vi que o nível é fenomenal.
Não sei que região que vc mora, mas deve ter alguma que leva a educação a sério.. Aí você pode trancar a matricula e buscar outra, mas busque antes indicações. E pode até pedir aproveitamento de matéria que já cursou.
Obs.: Se tiver aí PUC ?? Costuma ser boa!
muitas faculdades são assim mesmo as vezes os professores não explicam direito ou as vezes ficamos viajando no que falam, mas faça mas um pouquinho de esforço q vc vai conseguir um objetivo.
vixi mano ai ta osso