Desanimada com a faculdade? Será que todas são assim aqui no Brasil?

Bom dia!

Não é a primeira faculdade que começo, já estudei numa pública, e numa outra privada. Conheço muita gente de outras faculdades da minha cidade e praticamente todas tem os mesmos problemas!

Na verdade nem chega ser problema, são coisas que me desmotivam!

Eu e mais algumas amigas da sala estão desanimadas com isto, já os alunos mais jovens nem liga e até gostam disso!

Por exemplo, a aula começa, teoricamente às 19:15. Mas NENHUM professor entra na sala este horário, eles chegam no mínimo 19:40 ... 19:45... ou até mais! Poxa! Moro longe, o onibus a opção de horário do meu ônibus faz com que eu chegue 18:50 na faculdade, toda animada pra estudar e os professores não respeitam horário nenhum! Pelo que vejo todas faculdades são assim aqui na minha cidade!

Outra coisa, temos 10 minutos de intervalo, ninguém e nem os professores fazem menos que 20 minutos ou até mais. Horário de saída é às 22:36. Quase todos dispensam os alunos 22:10 todos os dias. Poxa! Acho muita perca de tempo. Isso fora que muitos professores acabam falando sobre outros assuntos e é mais perda de tempo. Aí sempre tem os alunos que ficam tirando a dúvida individual dele, e como o curso é de Direito, tem aqueles que quer perguntar se o caso dele é assim ou assado e o Professor vai e explica aquela dúvida que é só dele, eu fico viajando, perco totalmente o foco. Tem dias que eu saio de lá e me pergunto, "o que eu aprendi hoje?"

Às vezes a resposta é quase NADA! Pra quem fica mais de 1 hora no ônibus pra ir e depois mais de 1 hora pra voltar, deixo filho pequeno em casa. Poxa! To desanimadíssima e desmotivada. Minha vontade é fazer curso à distância. Mas da área que gosto aqui não tem. Às vezes penso em sair e estudar em casa com cursinhos on line pra concurso público. Mas o curso superior me fará falta. To neste beco sem saída.

Percebo que a maioria dos jovens alunos nem ligam, entram na onda e não estão nem aí!

A aula não rende, a faculdade é de renome, tem fama de ser a melhor da cidade, minha mensalidade é de $800,00. E tem dias que saio de lá e vejo, professores atrasaram demais, alunos tiraram dúvidas individuais e a aula perdeu o foco, o que aprendi hoje não compensou a viagem e o fato de deixar meu filho com minha mãe pra eu poder estudar. Tudo isto vou pesando e vou desmotivando.

Será que todas faculdades são assim?

O que faço?

Obrigada!

Comments

• Onde estudei (PUC) os horários de entrada e saída de professores eram bastante respeitados, porém em sala de aula o professor manda, se ele resolve fazer nada, nada teremos.

O grande problema da faculdade é que sentimos a discrepância entre o ensino fundamental e médio onde "ganhávamos o peixe", já na faculdade nos ensinam a "pescar". Ou seja, toda faculdade que conheço tem esse estilo, o professor não ensina, o papel dele é passar a matéria e você se vira pesquisar, depois ele entra em ação novamente esclarecendo algumas dúvidas, mas principalmente corrigindo provas e trabalhos, diferentemente da escola onde os professores se dedicavam a ensinar a lição dentro da sala de aula.

A medida que os estudos vão se aprimorando (graduação, pós, mestrado e doutorado) o grau de "independência" na pesquisa aumenta. Como já falei o papel do professor é orientar os estudos e corrigir os trabalhos.

A EAD pode ser muito mais proveitosa para quem é disciplinado, porém não tem o mesmo valor no mercado de trabalho (infelizmente).

Eu diria que não há muitas alternativas, você como estudante de Direito sabe dos direitos do consumidor que paga e deve receber pelo produto/serviço contratado, portanto pode reclamar sobre os atrasos na diretoria do curso ou até mesmo judicialmente.

Já em relação ao seu desânimo sugiro que conforme-se e mire-se no certificado que receberá no final do curso, entendo que tem filho pequeno e casa para cuidar mas o seu diferencial profissional dependerá da sua dedicação fora da sala de aula neste momento.

• Bom dia.

Estudei em uma faculdade particular católica que era muito boa, tinha algumas poucas deficiências com equipamentos, mas esforço do corpo docente compensava.. E aí depois de formado trabalhei um tempo na área e decidi estudar mais um pouco. Aí consegui ir para uma pública, Unicamp, e vi que o nível é fenomenal.

Não sei que região que vc mora, mas deve ter alguma que leva a educação a sério.. Aí você pode trancar a matricula e buscar outra, mas busque antes indicações. E pode até pedir aproveitamento de matéria que já cursou.

Obs.: Se tiver aí PUC ?? Costuma ser boa!

• muitas faculdades são assim mesmo as vezes os professores não explicam direito ou as vezes ficamos viajando no que falam, mas faça mas um pouquinho de esforço q vc vai conseguir um objetivo.

• vixi mano ai ta osso

Sign In or Register to comment.