O filósofo David Hume considerou que a inferência (conclusão) e as analogias que fazemos em relação aos efeitos de causas semelhantes não podem ser baseadas em nenhuma espécie de raciocínio lógico, já que a experiência seria a fonte de tudo o que temos na mente. Sendo assim, as idéias seriam baseadas em conceitos criados pelo homem, e todas as teorias gerais a respeito de objetos ou fatos da realidade seriam apenas probabilidades.
Difícil?! Mas talvez seja apenas uma tentativa de nào nos conformarmos com a nossa incapacidade de explicarmos a nós mesmos.
Então quando você ama o seu marido ou um namorado fica mais complicado expressar o que sente porque envolve o amor e o amor não tem palavra que possa explicar.
Comments
Excelente pergunta, Loira!! Parabéns!
O filósofo David Hume considerou que a inferência (conclusão) e as analogias que fazemos em relação aos efeitos de causas semelhantes não podem ser baseadas em nenhuma espécie de raciocínio lógico, já que a experiência seria a fonte de tudo o que temos na mente. Sendo assim, as idéias seriam baseadas em conceitos criados pelo homem, e todas as teorias gerais a respeito de objetos ou fatos da realidade seriam apenas probabilidades.
Difícil?! Mas talvez seja apenas uma tentativa de nào nos conformarmos com a nossa incapacidade de explicarmos a nós mesmos.
Se quiser algo mais, leia abaixo:
http://str.com.br/Scientia/meme2.htm
eu ñ sei...
mas penso o mesmo que você...
Porque ele nos afeta.
MOnique, vc acharia várias correntes filosóficas que explicariam o que é sentimento; a aristotélica, a platônica, a cartesiana, empirista, Nietzschiana, etc. Porém, todos irão mais ou menos dizer que sentimento não passa pela cabeça, ou seja, não é racional. Por isso a dificuldade em explicá-lo. Como são emoções primárias, como sentir fome ou sede, eles são auto-explicativos, ou seja, a explicação de cada sentimento é ele mesmo, pois sua urgência, verdade e sensatez, de acordo com nossos mecanismos internos, legitima definitivamente sua ocorrência em nós. (essa é minha, huahauhauha)
bjo gde
Olha depende do ponto de vista de cada um,por exemplo quando você ama sua mãe é um sentimento explicável porque você tem palavras para expressar aquilo que sente.
Então quando você ama o seu marido ou um namorado fica mais complicado expressar o que sente porque envolve o amor e o amor não tem palavra que possa explicar.
Eh algo que só quem sente sabe explicar. E nem por isso, eh fácil de alguem entender! Entende?!
Abraço.
Porque é algo verdadeiro, significativo... as pessoas não entendem, às vezes, nem você entende... acho que é por isso que não dá pra explicar, porque cada um sente de um jeito, então não existe uma verdade que possa ser expressa por palavras...