Por favor não ria essa é pra chorar!?
Evolução do Ensino no Brasil
Relato de uma Professora:
Semana passada comprei um produto que custou R$ 1,58.
Dei à balconista R$ 2,00 e peguei na minha bolsa 8 centavos, para evitar receber ainda mais moedas.
A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 50 centavos de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.
Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.
Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:
1. Ensino de matemática em 1950:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda .
Qual é o lucro?
2. Ensino de matemática em 1970:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00.
Qual é o lucro?
3. Ensino de matemática em 1980:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00.
Qual é o lucro?
4. Ensino de matemática em 1990:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00
5. Ensino de matemática em 2000:< br />Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00.
O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO
6. Ensino de matemática em 2008:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Qual é o lucro?
Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00
Comments
realmente o ensino tem piorado bruscamente
e consequentemente as pessoas estão ficando mais burras
minha irmã está na sexta série e ainda está aprendendo o que estudei na terceira série e olha que o ensino já era muito fraco..me preocupo muito com isso porque se continuar a piorar daqui a pouco os alunos é que vão dar aula aos professores.
O ensino público é ridículo!
♥bjinhu♥
ps:ótima observação
Para rir..............não creio.
Para chorar........também não.
Para rever nosso ensino.........sim!
Matemática fraca atrapalha futuro do país - Ensino da disciplina nas escolas compromete a formação de profissionais e o desenvolvimento do país, diz especialista.
O problema está na falta de um currículo forte que especifique e estruture todos os conteúdos a serem trabalhados em cada série do ensino fundamental, afirma os mestres. Embora o Brasil esteja entre os 20 países de maior destaque científico em matemática, na escola a situação é preocupante.
O país ocupa a penúltima posição no ranking da disciplina no ensino fundamental, à frente apenas da Tunísia, de acordo com um exame aplicado a estudantes de 54 países. Como conseqüência, as carreiras menos procuradas são justamente as que compõem as Ciências Exatas.
O futuro dos nossos jovens é absotutamente incerto.
O fato de não ter uma sólida base matemática prejudica o aluno na escolha da profissão ao final do ensino médio. É necessário que o aluno aprenda corretamente as frações e memorize os fatos essenciais em aritmética para conseguir dominar a álgebra, portal de entrada para todas as ciências exatas.
Se a educação no Brasil permanecer seguindo um currículo vago de matemática, em alguns anos a demanda por profissionais de exatas será bem maior, já que os bons especialistas brasileiros têm ótimas oportunidades em outros países. A Petrobras, por exemplo, já sofre com a escassez de profissionais.
Teremos falta de técnicos, num Pais de desempregados, simplesmente por falta de preparo, dos nossos professores, desestimulados e nossos jovens, que em sua maioria NÃO SABEM NADA!
LUZ!
Aiii desculpe.. eu acabei rindo...
Mas é a mais pura verdade... por isso que nós jovens saimos da escola extremamente despreparados para o mundo...
Se quisermos nos aprimorar, temos que nos virar pra aprender por conta própria... mas isso não é o certo... a escola está ai exatamente pra nos dar orientação...
É uma pena que os governantes não invistam em educação... eles querem um povo analfabeto exatamente pra dar continuidade nesse ciclo de ignorancia...
Bjs
Boa tarde querida hilda...! Que bom que a vida é uma roda gigante amiga, hora estamos por baixo, hora por cima... Nada é para o sempre, e os maus momentos servem para que nós nos conhecemos melhor, saímos sempre mais fortes de uma adversidade, e fico feliz por sua recuperação ter sido rápida e rasteiro. Amiga, pessoas ruins ha em todos os lugares, e se nós nos destacamos um pouquinho que seja, la vem o ou a invejoso (a) e quer nos derrubar, por isso, seja firme em seus propósitos e escolha bons propósitos para sua vida, é o que vale a pena, as pessoas ruins, colherão o que vem plantando, cedo ou tarde, não gaste seu pace com elas, não vale a pena, seja feliz, dê rizim sempre que puder, você merece...! Beijos!
"Quem perdeu o chinelo?"
O pior é que eu não tenho argumentos para rechaçar sua questão. As escolas não estão mais ensinando a raciocinar. Só vale o que está escrito.
Thanks...
eee cada vez os pobremas taum mais maior!
kkk
RONALDO
Realmente, não dá pra saber se é pra rir ou pra chorar.
O pior de tudo, é que hoje em dia o pessoal ainda pode levar calculadoras científicas para a sala de aula e mesmo assim costumam repetir de ano.
É engraçado e deprimente ao mesmo tempo...
bjxxx *-*