Por favor não ria essa é pra chorar!?

Evolução do Ensino no Brasil

Relato de uma Professora:

Semana passada comprei um produto que custou R$ 1,58.

Dei à balconista R$ 2,00 e peguei na minha bolsa 8 centavos, para evitar receber ainda mais moedas.

A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.

Tentei explicar que ela tinha que me dar 50 centavos de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.

Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.

Por que estou contando isso?

Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:

1. Ensino de matemática em 1950:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.

O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda .

Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.

O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00.

Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.

O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00.

Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.

O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00.

Escolha a resposta certa, que indica o lucro:

( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

5. Ensino de matemática em 2000:< br />Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.

O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00.

O lucro é de R$ 20,00.

Está certo?

( )SIM ( ) NÃO

6. Ensino de matemática em 2008:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00.

O custo de produção é R$ 80,00.

Qual é o lucro?

Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.

( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

Comments

  • realmente o ensino tem piorado bruscamente

    e consequentemente as pessoas estão ficando mais burras

    minha irmã está na sexta série e ainda está aprendendo o que estudei na terceira série e olha que o ensino já era muito fraco..me preocupo muito com isso porque se continuar a piorar daqui a pouco os alunos é que vão dar aula aos professores.

    O ensino público é ridículo!

    ♥bjinhu♥

    ps:ótima observação

  • Para rir..............não creio.

    Para chorar........também não.

    Para rever nosso ensino.........sim!

    Matemática fraca atrapalha futuro do país - Ensino da disciplina nas escolas compromete a formação de profissionais e o desenvolvimento do país, diz especialista.

    O problema está na falta de um currículo forte que especifique e estruture todos os conteúdos a serem trabalhados em cada série do ensino fundamental, afirma os mestres. Embora o Brasil esteja entre os 20 países de maior destaque científico em matemática, na escola a situação é preocupante.

    O país ocupa a penúltima posição no ranking da disciplina no ensino fundamental, à frente apenas da Tunísia, de acordo com um exame aplicado a estudantes de 54 países. Como conseqüência, as carreiras menos procuradas são justamente as que compõem as Ciências Exatas.

    O futuro dos nossos jovens é absotutamente incerto.

    O fato de não ter uma sólida base matemática prejudica o aluno na escolha da profissão ao final do ensino médio. É necessário que o aluno aprenda corretamente as frações e memorize os fatos essenciais em aritmética para conseguir dominar a álgebra, portal de entrada para todas as ciências exatas.

    Se a educação no Brasil permanecer seguindo um currículo vago de matemática, em alguns anos a demanda por profissionais de exatas será bem maior, já que os bons especialistas brasileiros têm ótimas oportunidades em outros países. A Petrobras, por exemplo, já sofre com a escassez de profissionais.

    Teremos falta de técnicos, num Pais de desempregados, simplesmente por falta de preparo, dos nossos professores, desestimulados e nossos jovens, que em sua maioria NÃO SABEM NADA!

    LUZ!

  • Aiii desculpe.. eu acabei rindo...

    Mas é a mais pura verdade... por isso que nós jovens saimos da escola extremamente despreparados para o mundo...

    Se quisermos nos aprimorar, temos que nos virar pra aprender por conta própria... mas isso não é o certo... a escola está ai exatamente pra nos dar orientação...

    É uma pena que os governantes não invistam em educação... eles querem um povo analfabeto exatamente pra dar continuidade nesse ciclo de ignorancia...

    Bjs

  • Boa tarde querida hilda...! Que bom que a vida é uma roda gigante amiga, hora estamos por baixo, hora por cima... Nada é para o sempre, e os maus momentos servem para que nós nos conhecemos melhor, saímos sempre mais fortes de uma adversidade, e fico feliz por sua recuperação ter sido rápida e rasteiro. Amiga, pessoas ruins ha em todos os lugares, e se nós nos destacamos um pouquinho que seja, la vem o ou a invejoso (a) e quer nos derrubar, por isso, seja firme em seus propósitos e escolha bons propósitos para sua vida, é o que vale a pena, as pessoas ruins, colherão o que vem plantando, cedo ou tarde, não gaste seu pace com elas, não vale a pena, seja feliz, dê rizim sempre que puder, você merece...! Beijos!

  • "Quem perdeu o chinelo?"

  • O pior é que eu não tenho argumentos para rechaçar sua questão. As escolas não estão mais ensinando a raciocinar. Só vale o que está escrito.

    Thanks...

  • eee cada vez os pobremas taum mais maior!

    kkk

  • Realmente, não dá pra saber se é pra rir ou pra chorar.

    O pior de tudo, é que hoje em dia o pessoal ainda pode levar calculadoras científicas para a sala de aula e mesmo assim costumam repetir de ano.

  • É engraçado e deprimente ao mesmo tempo...

    bjxxx *-*

Sign In or Register to comment.