Aditivo aumenta temperatura de ebulição do líquido de arrefecimento do motor mas...?
Não quer dizer que a temperatura não tenha atingido o nível crítico, o carro pode não ter fervido devido a o uso do aditivo e ainda assim ter problemas com empenamento de cabeçote e queima de junta por exemplo, levando em consideração que a temperatura de fervura foi atingida?
Comments
Reginald, se se pingar em uma chapa super quente um pingo de água pura, ele (o pingo) mal toca na chapa e dá um pipoco e some (evapora); fazendo a mesma coisa com um pingo de água que contenha aditivo, o pingo toca a chapa e fica fervendo até evaporar bem mais lentamente que o sem adiivo. O lado de fora do cilindro (dentro do bloco) onde a água tem que retirar o calor é como uma chapa quente, sem o aditivo a água mal tocaria a camisa do cilindro e não retiraria o calor a contento.
Havendo alguma anormalidade o motor ferverá com ou sem aditivo até se for simplesmente a tampa do reservatório (que é quem determina e controla a pressão) estiver deficiente.
Vá a uma boa oficina e mande medir a compressão do motor, é uma espécia de "radiografia" para ver se esta tudo bem com o motor. É uma operação barata e fundamental para se saber sobre o motor. Boa sorte!
Exatamente, Reginaldo!
O motor pode fundir, sem que o fluido do radiador "evapore/ferva".
Isso é comum...
O aditivo é usado não pra evitar que a água passe dos 100º C, mas pra evitar problemas como a formação de bolhas, evaporação precoce e pressão excessiva no radiador.
Ok? Fica na paz!
A obrigação do usuário comum, é ler, o máximo de vezes possÃvel, o constante no painel de instrumentos e zelar pelo perfeito funcionamento desse "marcadores". Aditivo não é para isso. E se for, é um dos objetivos somente. Um abraço.