Aditivo aumenta temperatura de ebulição do líquido de arrefecimento do motor mas...?

Não quer dizer que a temperatura não tenha atingido o nível crítico, o carro pode não ter fervido devido a o uso do aditivo e ainda assim ter problemas com empenamento de cabeçote e queima de junta por exemplo, levando em consideração que a temperatura de fervura foi atingida?

Comments

  • Reginald, se se pingar em uma chapa super quente um pingo de água pura, ele (o pingo) mal toca na chapa e dá um pipoco e some (evapora); fazendo a mesma coisa com um pingo de água que contenha aditivo, o pingo toca a chapa e fica fervendo até evaporar bem mais lentamente que o sem adiivo. O lado de fora do cilindro (dentro do bloco) onde a água tem que retirar o calor é como uma chapa quente, sem o aditivo a água mal tocaria a camisa do cilindro e não retiraria o calor a contento.

    Havendo alguma anormalidade o motor ferverá com ou sem aditivo até se for simplesmente a tampa do reservatório (que é quem determina e controla a pressão) estiver deficiente.

    Vá a uma boa oficina e mande medir a compressão do motor, é uma espécia de "radiografia" para ver se esta tudo bem com o motor. É uma operação barata e fundamental para se saber sobre o motor. Boa sorte!

  • Exatamente, Reginaldo!

    O motor pode fundir, sem que o fluido do radiador "evapore/ferva".

    Isso é comum...

    O aditivo é usado não pra evitar que a água passe dos 100º C, mas pra evitar problemas como a formação de bolhas, evaporação precoce e pressão excessiva no radiador.

    Ok? Fica na paz!

  • A obrigação do usuário comum, é ler, o máximo de vezes possível, o constante no painel de instrumentos e zelar pelo perfeito funcionamento desse "marcadores". Aditivo não é para isso. E se for, é um dos objetivos somente. Um abraço.

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