Se você é brasileiro, de que raça é você?

Raízes Afro-Brasileiras

O especial que a BBC Brasil lançou na segunda-feira, 28 de maio de 2007, chamado “Raízes Afro-Brasileiras”, traça o perfil genético de nove brasileiros famosos de origem africana.

Celebridades como os músicos Milton Nascimento, Djavan e Sandra de Sá e a ginasta Daiane dos Santos participam do projeto, que explora a ancestralidade africana da população brasileira.

O projeto é baseado em exames de DNA conduzidos pelo geneticista Sérgio Pena, professor titular de Bioquímica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e diretor científico do Laboratório Gene, também em Belo Horizonte.

Os resultados indicaram, por exemplo, que Daiane dos Santos tem a composição mais equilibrada de genes africanos, europeus e ameríndios.

Uma das mais “africanas” do grupo, Sandra de Sá disse que sempre quis saber mais sobre as suas origens e que o projeto “caiu como uma luva” no momento em que ela está vivendo.

“Tudo o que eu estou fazendo na minha vida é em relação à África, inclusive na música”, disse Sandra.

As outras personalidades que participam do projeto da BBC Brasil são a atriz Ildi Silva, o “rei do Carnaval” Neguinho da Beija Flor, o jogador de futebol Obina, a cantora Sandra de Sá e o líder religioso Frei David Santos.

História e Genética

A fim de obter o quadro genético mais completo possível, foram feitos três testes baseados na análise de diferentes partes do DNA: o exame da ancestralidade paterna, o da ancestralidade materna e o da ancestralidade genômica, que permite estimar o percentual de genes africanos, europeus e ameríndios na composição de um indivíduo.

Estudos históricos já revelaram que o Centro e o Oeste da África foram as regiões que mais contribuíram para o tráfico negreiro que durante três séculos trouxe milhões de africanos ao Brasil como escravos.

Mas, diante da precariedade dos registros - muitos deles destruídos pela Coroa Portuguesa -, estudiosos do assunto, inclusive historiadores, têm se voltado para a genética na tentativa de conhecer melhor esse contingente que, juntamente com índios e europeus, deram origem à população brasileira.

“Algumas perguntas fundamentais que os historiadores não tinham recursos para responder, através da biologia há pelo menos sugestões”, afirma o historiador Manolo Florentino, coordenador do programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e autor de diversos livros sobre o tráfico de escravos.

Pesquisas genéticas permitem, por exemplo, descobrir onde determinadas seqüências genéticas observadas em indivíduos brasileiros são encontradas na África.

Comments

  • Interessante: enquanto lutamos por verbas para educação, enquanto existem comunidades onde nem energia elétrica existe, enquanto no Rio de Janeiro ainda se contrai rubéola, enquanto a Dengue seifa vidas em todo território nacional, enquanto a educação não chega a grande parte de nosso território, enquanto os hospitais convivem com a carência de até antibiótico e analgésicos para minimizar as dores e sofrimentos dos que ali chegam aflitos e acabam morrendo em filas de atendimento precário, existe gente e gente importante preocupada em gastar dinheiro com bobagens racistas como essa. E o pior é gente cuja elevada cultura torna indisculpável tal atitude. Um abraço.

  • Olha... raça só existe uma: Homo Sapiens Sapiens

    Esse papo de que sou de raça diferente de um negro só porque sou branco é pura cascata, conversa pra boi dormir ou discurso para apoiar preconceito. O que existe é fenotipo... fenotipo negro.... fenotipo asiatico... fenotipo europeu....

    Eu entendi sua menssagem, muito bonito o texto, mas não caia denovo nesse equivoco ok?!

  • sou branca por fora mas acho q meu sangue é carregado dos povos africanos, assim como todo brasileiro q é misturado!

  • Raça Rubro Negra, sou Mengão; abraços marcão

  • Sou brasileiro, se tenho mistura de outras raças nos meu genes, tudo bem.

    Só uma coisa, sou contra qualquer discriminação.

  • Do lado do pai sou descendente de Franceses, Portugueses e Suíços. Do lado da mãe sou descendente de Italianos e índios. Se tenho negro aí eu não sei, não conheci. Mas se tiver será uma honra herdar essa genética cheia de rítmos.

    Bjim!

  • Acho isso tudo vago! Meu bisavo era italiano e meu avo, ja minha mae nasceu aqui, eu e o meu filho tambem, ah sei la!

  • muio interessante a pesquisa

  • Muita gente não gostou, também acabaste com a vaga deles nas Universidades brasileiras.

    E a Klu kus kan como fica?

    Tem negro no meio?

    E o movimento raça?

    A maioria é branquela!!!

    Como podes ver poucos querem saber da verdade - ela mata - acaba com a mentira.

    Alguém disse que é italiano, mas a Itália também foi invadida pelos mouros; não foi só a Espanha...

    A única coisa que sei é que meu sangue é da cor primária chamada MAGENTA!!!

    COMO TODO O MUNDO!!!

    Um abraço.

    Velho Riozinho.

    A gaúcha Daiane dos Santos só tem 37% de sangue africano!!!

Sign In or Register to comment.