Se você é brasileiro, de que raça é você?
Raízes Afro-Brasileiras
O especial que a BBC Brasil lançou na segunda-feira, 28 de maio de 2007, chamado “Raízes Afro-Brasileiras”, traça o perfil genético de nove brasileiros famosos de origem africana.
Celebridades como os músicos Milton Nascimento, Djavan e Sandra de Sá e a ginasta Daiane dos Santos participam do projeto, que explora a ancestralidade africana da população brasileira.
O projeto é baseado em exames de DNA conduzidos pelo geneticista Sérgio Pena, professor titular de Bioquímica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e diretor científico do Laboratório Gene, também em Belo Horizonte.
Os resultados indicaram, por exemplo, que Daiane dos Santos tem a composição mais equilibrada de genes africanos, europeus e ameríndios.
Uma das mais “africanas” do grupo, Sandra de Sá disse que sempre quis saber mais sobre as suas origens e que o projeto “caiu como uma luva” no momento em que ela está vivendo.
“Tudo o que eu estou fazendo na minha vida é em relação à África, inclusive na música”, disse Sandra.
As outras personalidades que participam do projeto da BBC Brasil são a atriz Ildi Silva, o “rei do Carnaval” Neguinho da Beija Flor, o jogador de futebol Obina, a cantora Sandra de Sá e o líder religioso Frei David Santos.
História e Genética
A fim de obter o quadro genético mais completo possível, foram feitos três testes baseados na análise de diferentes partes do DNA: o exame da ancestralidade paterna, o da ancestralidade materna e o da ancestralidade genômica, que permite estimar o percentual de genes africanos, europeus e ameríndios na composição de um indivíduo.
Estudos históricos já revelaram que o Centro e o Oeste da África foram as regiões que mais contribuíram para o tráfico negreiro que durante três séculos trouxe milhões de africanos ao Brasil como escravos.
Mas, diante da precariedade dos registros - muitos deles destruídos pela Coroa Portuguesa -, estudiosos do assunto, inclusive historiadores, têm se voltado para a genética na tentativa de conhecer melhor esse contingente que, juntamente com índios e europeus, deram origem à população brasileira.
“Algumas perguntas fundamentais que os historiadores não tinham recursos para responder, através da biologia há pelo menos sugestões”, afirma o historiador Manolo Florentino, coordenador do programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e autor de diversos livros sobre o tráfico de escravos.
Pesquisas genéticas permitem, por exemplo, descobrir onde determinadas seqüências genéticas observadas em indivíduos brasileiros são encontradas na África.
Comments
Interessante: enquanto lutamos por verbas para educação, enquanto existem comunidades onde nem energia elétrica existe, enquanto no Rio de Janeiro ainda se contrai rubéola, enquanto a Dengue seifa vidas em todo território nacional, enquanto a educação não chega a grande parte de nosso território, enquanto os hospitais convivem com a carência de até antibiótico e analgésicos para minimizar as dores e sofrimentos dos que ali chegam aflitos e acabam morrendo em filas de atendimento precário, existe gente e gente importante preocupada em gastar dinheiro com bobagens racistas como essa. E o pior é gente cuja elevada cultura torna indisculpável tal atitude. Um abraço.
Olha... raça só existe uma: Homo Sapiens Sapiens
Esse papo de que sou de raça diferente de um negro só porque sou branco é pura cascata, conversa pra boi dormir ou discurso para apoiar preconceito. O que existe é fenotipo... fenotipo negro.... fenotipo asiatico... fenotipo europeu....
Eu entendi sua menssagem, muito bonito o texto, mas não caia denovo nesse equivoco ok?!
Sou negra...
sou branca por fora mas acho q meu sangue é carregado dos povos africanos, assim como todo brasileiro q é misturado!
Raça Rubro Negra, sou Mengão; abraços marcão
Sou brasileiro, se tenho mistura de outras raças nos meu genes, tudo bem.
Só uma coisa, sou contra qualquer discriminação.
Do lado do pai sou descendente de Franceses, Portugueses e SuÃços. Do lado da mãe sou descendente de Italianos e Ãndios. Se tenho negro aà eu não sei, não conheci. Mas se tiver será uma honra herdar essa genética cheia de rÃtmos.
Bjim!
Acho isso tudo vago! Meu bisavo era italiano e meu avo, ja minha mae nasceu aqui, eu e o meu filho tambem, ah sei la!
muio interessante a pesquisa
Muita gente não gostou, também acabaste com a vaga deles nas Universidades brasileiras.
E a Klu kus kan como fica?
Tem negro no meio?
E o movimento raça?
A maioria é branquela!!!
Como podes ver poucos querem saber da verdade - ela mata - acaba com a mentira.
Alguém disse que é italiano, mas a Itália também foi invadida pelos mouros; não foi só a Espanha...
A única coisa que sei é que meu sangue é da cor primária chamada MAGENTA!!!
COMO TODO O MUNDO!!!
Um abraço.
Velho Riozinho.
A gaúcha Daiane dos Santos só tem 37% de sangue africano!!!