Quais são as diferenças entre um sistema de processamento de arquivos e um SGBD?
Olá,estou com dificuldade em entender este assunto.Vi nuns slides que alguns colegas me passaram,mas não conseguir abstrair muita coisa.Se alguém puder me ajudar,desde já ficarei agradecida.
Comments
Basicamente em um processamento de arquivos convencional a definição dos dados está contida na aplicação e num SGBD a definição dos dados está no âmbito do SGBD ao qual as aplicações se conectam.
Formalmente o termo banco de dados se refere aos dados em si e todas as estaruturas de dados que os suportam.
Com o tempo os SGBD foram incorporando diversas funções. Atualmente qualquer SGBD permite:
- Definição dos dados: definir a estrutura de dados de um bancode dados, remover estruturas de dados de um banco de dados, modificar estuturas de dados existentes.
- Manipulação de dados: atualizar, inserir, modificar e excluir dados.
- Recuperação de dados: obter os dados em resposta a solicitações dos usuários finais ou de programas aplicativos
- Administração: registro e monitoramento dos usuários, garantir a segurança dos dados, monitorar a performance, manutenção da integridade dos dados, gerenciar o controle da concorrência de acessos, manter rotinas de recuperação em caso de falha no sistema.
Poderia dar mais informações para entender o contexto, mas segue uma possível interpretação.
Mas SGBD é o sistema que controla o Banco de Dados Cliente/Servidor, temos nesta categoria banco como Firebird, Oracle, MySql e muitos outros. Estes bancos permite a programação internamente, ou seja, você pode colocar suas regras de integridade e regras de negocio dentro deles.
Neste caso, quando houver algum tipo de operação o Sistema de Gerenciando do Banco de Dados irá fazer as restrições e processamentos necessários. Antes deste conceito as informações eram gravadas em arquivos o qual a aplicação era responsável por cuidar das integridades e aplicar as regras de negocio nas informações antes de grava-las. Nesta categoria de simplesmente repositórios de dados temos os DBF, Paradox, arquivos COBOL entre outros.