Quais são as diferenças entre um sistema de processamento de arquivos e um SGBD?

Olá,estou com dificuldade em entender este assunto.Vi nuns slides que alguns colegas me passaram,mas não conseguir abstrair muita coisa.Se alguém puder me ajudar,desde já ficarei agradecida.

Comments

• Basicamente em um processamento de arquivos convencional a definição dos dados está contida na aplicação e num SGBD a definição dos dados está no âmbito do SGBD ao qual as aplicações se conectam.

Formalmente o termo banco de dados se refere aos dados em si e todas as estaruturas de dados que os suportam.

Com o tempo os SGBD foram incorporando diversas funções. Atualmente qualquer SGBD permite:

- Definição dos dados: definir a estrutura de dados de um bancode dados, remover estruturas de dados de um banco de dados, modificar estuturas de dados existentes.

- Manipulação de dados: atualizar, inserir, modificar e excluir dados.

- Recuperação de dados: obter os dados em resposta a solicitações dos usuários finais ou de programas aplicativos

- Administração: registro e monitoramento dos usuários, garantir a segurança dos dados, monitorar a performance, manutenção da integridade dos dados, gerenciar o controle da concorrência de acessos, manter rotinas de recuperação em caso de falha no sistema.

• Poderia dar mais informações para entender o contexto, mas segue uma possível interpretação.

Mas SGBD é o sistema que controla o Banco de Dados Cliente/Servidor, temos nesta categoria banco como Firebird, Oracle, MySql e muitos outros. Estes bancos permite a programação internamente, ou seja, você pode colocar suas regras de integridade e regras de negocio dentro deles.

Neste caso, quando houver algum tipo de operação o Sistema de Gerenciando do Banco de Dados irá fazer as restrições e processamentos necessários. Antes deste conceito as informações eram gravadas em arquivos o qual a aplicação era responsável por cuidar das integridades e aplicar as regras de negocio nas informações antes de grava-las. Nesta categoria de simplesmente repositórios de dados temos os DBF, Paradox, arquivos COBOL entre outros.

Sign In or Register to comment.