oque esta acontecendo com a umbanda?
hoje em dia so se houve falar em cursos para sacerdocio, a umbanda tem que evoluir sim mas nao perder seus valores, agora tudo e curso de sacerdocio, e etc, cada a mediunidade e a capacidade dos mediuns, a onde esta.
Nao desmerecendo este novo movimento, mas acho que estao estrapolando isto virou comercio de cursos que trazem um monte de conteudos que ninguem sabe onde foi retirados.
Comments
Deus proíbe qualquer participação do oculto. A Bíblia diz em Deuterenômio 18:9-13 “Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos. Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti. Perfeito serás para com o Senhor teu Deus.”
Eu não frequento umbanda, não sei quem frequenta, não conheço os dogmas e nem as doutrinas desta manifestação cultural (pois, históricamente, não é uma religião, pode pesquisar em diversos livros de diversos historiadores: a umbanda é uma manifestação não de maldade, mas de fé em seus orixás).
Sobre a estrutura da Umbanda, eu acho que, como sendo um culto que é, devia cultivada (e mantida) pelos seus membros, fazendo suas manifestações em seus "terreiros" e assim por diante. Se há comércio na umbanda, é porquê seu objetivo de cultuar à divindades se perdeu.
Concordo contigo.
Necessitamos de cursos, debates e troca de experiencias, mas curso não forma médium nem tampouco sacerdotes.
Nossos guias tem a capacidade e a incumbência de nos doutrinar e guiar-nos na senda da umbanda.
Não sou a favor de fecharmo-nos num feudo em nossa casa de umbanda, mas também não creio que devamos disvirtuar o que sejam o papel de nosso guias.