A Lei Maria da Penha já está em vigor, sabiam ???

A Lei de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher foi sancionada pelo presidente Lula, dia 7 de agosto, e receberá o nome de Lei Maria da Penha Maia. “Essa mulher renasceu das cinzas para se transformar em um símbolo da luta contra a violência doméstica no nosso país”, afirmou o presidente.

A nova lei altera o Código Penal e permite que agressores sejam presos em flagrante ou tenham a prisão preventiva decretada. Também acaba com as penas pecuniárias, aquelas em que o réu é condenado a pagar cestas básicas ou multas. Altera ainda a Lei de Execuções Penais para permitir que o juiz determine o comparecimento obrigatório do agressor a programas de recuperação e reeducação.

A mulher poderá também ficar seis meses afastada do trabalho sem perder o emprego se for constatada a necessidade de manutenção de sua integridade física ou psicológica.

O Brasil triplicou a pena para agressões domésticas contra mulheres e aumentou os mecanismos de proteção das vítimas. A Lei Maria da Penha aumentou de um para três anos o tempo máximo de prisão – o mínimo foi reduzido de seis meses para três meses.

Update:

Piper,

É verdade...

VC citou em minha pergunta anterior .e me veio a idéia de postar algo a respeito...

É uma pena que não haja a divulgação necessária.

Mas, sempre que posso, coloco-a em evidência.

Bjks

Comments

  • Querida

    Esta Lei está em vigor há mais de um ano e

    existem muitas mulheres que sequer sabem

    da sua existência, infelizmente!!!!

    Deveria haver uma campanha do governo para

    divulgá-la à toda população, mas parece haver

    outras "prioridades" para eles!!

    Bjoks

    PP

  • Sim, desde o ano passado.

    Mas você não acha que sua pergunta ficaria melhor na categoria "Lei e Ética"?

  • Apesar da Lei Maria da Penha já estar em vigor, as mulheres continuam a ser espancadas. Parece que esta é mais uma lei sem aplicação no Brasil.

  • Obrigada amiga por essa informação, eu não sabia direito, mas tinha ouvido mais ou menos por cima, vou copiar e enviar por email para algumas mulheres; pois não parece, mas ainda tem muitos machões se achando por aí!!!! Bjus da Tetê ! Ganhou uma estrelinha!

  • agora o bicho vai pegar.kkkkkkk bjs.

  • Sabia, sim, mas não vai adiantar.

    É o fim da aventura humana na Terra.

    Nós mutantes em breve governaremos o planeta, e o seu povo.

  • Tomara que sim !

    Ma deixa eu te contar uma coisa:

    Na década de 80, eu tinha um colega de serviço que apanhava da mulher.

    Não sei que fim ele deu,.... se está vivo ou morto, pois ele saiu da firma e nunca mais nos vimos.

    Mas, será que para ele não seria bom criar a Lei Juventino do Mandaqui ?

  • acho que essa lei já é o primeiro passo mas não é tudo até porque o agressor só é preso se for pego em flagrante, na minha rua aconteceu um caso só que quando a polícia chegou ele já havia fugido ...

  • Sim sei, e faz tempinho já ...

    Art. 46. Esta Lei entra em vigor 45 (quarenta e cinco) dias após sua publicação.

    Brasília, 7 de agosto de 2006; 185º da Independência e 118º da República.

    LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

    Dilma Rousseff

    Conforme se pode ler inteira aqui:

    http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/_Ato2004-2006/20...

    Que se trata da Lei 11.340 - Ou Lei Maria da Penha

    Bjus!

  • Sabia. Espero que as mulheres agredidas tenham coragem de denunciar os seus agressores.

Sign In or Register to comment.