O empregador pode reter pagamento de empregado como punição?

Sou estudante de direito.

Eu tenho uma duvida:

Eu trabalho numa empresa aonde presto um serviço de vigia em um predio em frente a um shopping. Todo ano a empresa os funcionarios sao convocados para assistir uma palestra, fui convidado varias vezes e não compareci em nenhuma destas convocaçoes.

Quando chegou o dia de pagamento não depositaram, liguei na empresa informei que eu tinha boletos à pagar hoje(08/09/2011). Eles alegaram que o pagamento só seria pago em mãos como punição por eu não ter ido a nenhuma reunião.

Uns dos motivos de eu não querer participar destas reunioes, o local é de dificil acesso ou se anda 3 km a pé ou pega dois onibus (10 reais ao todo de passagem). E também porque ano passado prometeram depositar o valor das passagens na conta dos funcionarios e não o fizeram.

Então eles podem fazer isto??

E se não, quais as providencias que eu devo tomar?

Posso entrar com processo por danos morais??

Update:

Além de gerar demissão do agressor, pode-se o empregador ser responsabilizado pela conduta do funcionário, e ser condenado a indenizar a vítima, baseado no artigo 5º inciso V da Constituição Federal.

Verbis: "a reparação do dano moral deve constituir-se em compensação ao lesado e adequado desestímulo ao lesante." Código civil.

A perseguição no trabalho pode levar o indivíduo à: depressão, incapacidade permanente, e até a morte! Segundo à medicina do trabalho. Se você é vítima ou presencia assédio moral, denuncie!

Comments

  • Não pode haver retenção nem penhora de salário. No seu caso não houve retenção de salário. Apenas que vc teria q ir na empresa e receber "em mãos". Logo, se no dia do depósito na conta salário vc fosse na empresa iria receber o mesmo. Se vc entrar com ação de danos morais não vai ganhar baseado em fatos relatados conforme vc escreveu acima. O dano moral deve ser comprovado por quem alega.