Como você acha que as instituições de ensino superior lidam com a homofobia?
Eu estudo na F*E*C*A*P* no centro de São Paulo e lá o preconceito é bem presente. Eu sei por que estou no 4º ano, então já conheço bem. Já perdi a conta da quantidade de vezes que tive que esperar os colegas saírem, ou sair rápido, logo que o professor termina a aula, pra não ser xingado de V*I*A*D*O* e coisas piores. Lá o bulling é liberado e incentivado, até ai tudo bem porque eu também zôo os outros, eu acho que isso não acrescenta nada no processo de aprendizado e atrapalha a performance dos alunos, mas como eu tenho que me adaptar ao ambiente, eu me adapto. Eu tenho que evitar ao máximo tirar dúvidas e falar com os professores homens(com raras exceções) para eles não acharem que eu estou dando em cima deles, senão eles ficam ofendidos e dando indireta durante as aulas, que são bem claras, eu e todos os colegas percebem, é a maneira de punir deles e só acontece comigo.Em função dessas indiretas eu ignoro oque os professores falam, pra mim perderam a credibilidade porque eu nunca sei se aquilo que eles estão explicando naquele momento faz parte do conteúdo programático da disciplina ou se eles estão distorcendo pra dar alguma indireta. O lado bom disso é que eu me habituei a estudar pelos livros indicados nas referencias bibliográficas, o que é ótimo porque antes eu não era autodidata. Parece ridículo quando você lê mas na vida real é bem mais ridículo. Além disso basta eu olhar pro lado da sala onde se senta um certo, digamos, estudante que ele entende que eu estou interessado nele, que é a maneira dele e dos colegas tem de trazer pro ambiente de alunos da faculdade uma coisa tão intima como a orientação sexual de uma pessoa. Pode parecer coisa de gente idiota mas é exatamente assim, eu não estou exagerando. Na verdade homofóbico mesmo é só um aluno, mas como os outros concordam com as atitudes dele e apóiam eu entendo que também são homofóbicos, só não tem tempo de ficar perseguindo um colega de sala. Às vezes eu até acho que alguma pessoa tem bom-senso, mas basta ver como apóia e defende a homofobia praticada por outros que eu percebo que não tem a menor intenção de praticar a tolerância. Eu tenho amigos homossexuais que estudam na F*M*U, U*N*I*P e U*N*I*N*O*V*E e numa outra que eu não lembro o nome e contam que lá não existe esse preconceito todo, o aluno não é xingado pelo professor e é respeitado como se fosse um aluno, não importa a vida particular, vida que eles nem perdem tempo em saber como é. Eu mesmo não via esse preconceito todo no S*E*N*A*C onde eu fiz o curso técnico. Eu falo o nome da F*E*C*A*P porque agora eles são assumidamente homofobicos, eu sempre disse que havia preconceito mas era negado por eles, com razão porque quando alguém faz algo de errado a atitude mais digna é negar oque se fez, até que há umas três semanas uma professora falou durante a aula pra sala toda que eles tinham preconceito. Desde então eu me sinto empurrando o mundo pra frente, porque um homossexual que se forma em uma faculdade homofóbica pode fazer qualquer coisa nessa vida. É por isso que falam de orgulho gay, porque de todos os defeitos que uma pessoa pode ter, ser preconceituoso é o mais vergonhoso deles.
Obs.: O mais importante é deixar claro que apesar de estudar lá eu não tenho preconceito contra nada, não tem ninguém que só de olhar na minha direção me incomoda, ou coisas do tipo
Comments
você não é obrigado a aturar este tipo de atitude destes projetos de mestres
lhe aconselho a gravar suas aulas em segredo por um tempo
ou peça a algum amigo(a) para o fazer por você
e reviva a situação em que a prof (maledita) ou qualquer outro professor tenha vomitado seu preconceito na turma.
com a fita em mãos ( de audio tah, gravar em video é mais dificil)
vá até a reitoria e exija uma posição deles
caso isso não aconteça va até a policia e diga que se sente discriminado
caso você não seja assumido e queira preservar sua privacidade
pegue a gravação lance no youtube como fake
e mande tbm uma cópia para algumas emissoras de tv
ou seja lance "*****" (desculpe-me pelo termo)
no ventilador e deixe a coisa ferver
sou het e tenho amigos homo
não vejo problema algum no homossexualismo
e creio que se a pessoa tem carater
ela faz oque quer em sua vida particular
Como toda sociedade lida, como TABU.