Como você acha que as instituições de ensino superior lidam com a homofobia?

Eu estudo na F*E*C*A*P* no centro de São Paulo e lá o preconceito é bem presente. Eu sei por que estou no 4º ano, então já conheço bem. Já perdi a conta da quantidade de vezes que tive que esperar os colegas saírem, ou sair rápido, logo que o professor termina a aula, pra não ser xingado de V*I*A*D*O* e coisas piores. Lá o bulling é liberado e incentivado, até ai tudo bem porque eu também zôo os outros, eu acho que isso não acrescenta nada no processo de aprendizado e atrapalha a performance dos alunos, mas como eu tenho que me adaptar ao ambiente, eu me adapto. Eu tenho que evitar ao máximo tirar dúvidas e falar com os professores homens(com raras exceções) para eles não acharem que eu estou dando em cima deles, senão eles ficam ofendidos e dando indireta durante as aulas, que são bem claras, eu e todos os colegas percebem, é a maneira de punir deles e só acontece comigo.Em função dessas indiretas eu ignoro oque os professores falam, pra mim perderam a credibilidade porque eu nunca sei se aquilo que eles estão explicando naquele momento faz parte do conteúdo programático da disciplina ou se eles estão distorcendo pra dar alguma indireta. O lado bom disso é que eu me habituei a estudar pelos livros indicados nas referencias bibliográficas, o que é ótimo porque antes eu não era autodidata. Parece ridículo quando você lê mas na vida real é bem mais ridículo. Além disso basta eu olhar pro lado da sala onde se senta um certo, digamos, estudante que ele entende que eu estou interessado nele, que é a maneira dele e dos colegas tem de trazer pro ambiente de alunos da faculdade uma coisa tão intima como a orientação sexual de uma pessoa. Pode parecer coisa de gente idiota mas é exatamente assim, eu não estou exagerando. Na verdade homofóbico mesmo é só um aluno, mas como os outros concordam com as atitudes dele e apóiam eu entendo que também são homofóbicos, só não tem tempo de ficar perseguindo um colega de sala. Às vezes eu até acho que alguma pessoa tem bom-senso, mas basta ver como apóia e defende a homofobia praticada por outros que eu percebo que não tem a menor intenção de praticar a tolerância. Eu tenho amigos homossexuais que estudam na F*M*U, U*N*I*P e U*N*I*N*O*V*E e numa outra que eu não lembro o nome e contam que lá não existe esse preconceito todo, o aluno não é xingado pelo professor e é respeitado como se fosse um aluno, não importa a vida particular, vida que eles nem perdem tempo em saber como é. Eu mesmo não via esse preconceito todo no S*E*N*A*C onde eu fiz o curso técnico. Eu falo o nome da F*E*C*A*P porque agora eles são assumidamente homofobicos, eu sempre disse que havia preconceito mas era negado por eles, com razão porque quando alguém faz algo de errado a atitude mais digna é negar oque se fez, até que há umas três semanas uma professora falou durante a aula pra sala toda que eles tinham preconceito. Desde então eu me sinto empurrando o mundo pra frente, porque um homossexual que se forma em uma faculdade homofóbica pode fazer qualquer coisa nessa vida. É por isso que falam de orgulho gay, porque de todos os defeitos que uma pessoa pode ter, ser preconceituoso é o mais vergonhoso deles.

Obs.: O mais importante é deixar claro que apesar de estudar lá eu não tenho preconceito contra nada, não tem ninguém que só de olhar na minha direção me incomoda, ou coisas do tipo

Comments

  • você não é obrigado a aturar este tipo de atitude destes projetos de mestres

    lhe aconselho a gravar suas aulas em segredo por um tempo

    ou peça a algum amigo(a) para o fazer por você

    e reviva a situação em que a prof (maledita) ou qualquer outro professor tenha vomitado seu preconceito na turma.

    com a fita em mãos ( de audio tah, gravar em video é mais dificil)

    vá até a reitoria e exija uma posição deles

    caso isso não aconteça va até a policia e diga que se sente discriminado

    caso você não seja assumido e queira preservar sua privacidade

    pegue a gravação lance no youtube como fake

    e mande tbm uma cópia para algumas emissoras de tv

    ou seja lance "*****" (desculpe-me pelo termo)

    no ventilador e deixe a coisa ferver

    sou het e tenho amigos homo

    não vejo problema algum no homossexualismo

    e creio que se a pessoa tem carater

    ela faz oque quer em sua vida particular

  • Como toda sociedade lida, como TABU.

Sign In or Register to comment.