Palavras com som nasal? como posso identifica-lás?
meu filho está no 3 ano(2 série), não estou conseguindo ajuda-lo na matéria de português, pois não consigo identificar palavras com som nasal.
se tapar o nariz, não tem diferença entre as palavras, e agora? quem pode me ajudar?
Comments
Palavras marca de nasalidade são aquelas que usam til (~), m e n. Exemplos:
anã, órgão, marrom, além, imãs, vinténs, ...
:>:
Veja uma regrinha básica:
- som nasal: ã(s), ãe(s), ão(s) ou õe(s),
- as vogais nasais em que a nasalidade é indicada por m ou n, encerrando a sílaba por em uma palavra. Por exemplo, pomba, campo, onde, canto, manto.
Espero ter ajudado
Sua perguntinha não me pareceu muito clara...
Mas algumas palavras são auditivamente anasaladas, como "mamãe", "pães", "anões", "põe","bomba",
"pomba","samba","Kombi", "âmbito", "torrão","manga", "tempo"...enfim, tudo que dá a impressão de que o ar sai pelo nariz , quando pronunciamos as palavras, certo?
Espero ter ajudado um pouquinho!
Observe que n ão precisa tapar o nariz par sentir que a palvra tem som nasal.
Observe as palavras e ao falar perceba o som nasal:
Em, quem , tem, fretem, pôem,alem,ontem, trem,fazem.observem,mostrem,riem,lotem,montem,; normalmente palavras terminadas em em produzem o som nasal.
A palavra "com", " impetigo" " João" é nasal?
cinza
As palavras com som nasal são relativamente fáceis de ser identificadas. Todas as palavras com til tem som nasalisado, as palavar com em, en ens e afins também são, como 'também' 'alguem', 'enganar', a maioria das palavras com eme e ene são nasalisadas.
palavras com som nasais por exemplo bom-bom contam pomba tanto espalham onça etc
'som com onariz
delicia,cambalhotamundo são nasal