Palavras com som nasal? como posso identifica-lás?

meu filho está no 3 ano(2 série), não estou conseguindo ajuda-lo na matéria de português, pois não consigo identificar palavras com som nasal.

se tapar o nariz, não tem diferença entre as palavras, e agora? quem pode me ajudar?

Comments

  • Palavras marca de nasalidade são aquelas que usam til (~), m e n. Exemplos:

    anã, órgão, marrom, além, imãs, vinténs, ...

    :>:

  • Veja uma regrinha básica:

    - som nasal: ã(s), ãe(s), ão(s) ou õe(s),

    - as vogais nasais em que a nasalidade é indicada por m ou n, encerrando a sílaba por em uma palavra. Por exemplo, pomba, campo, onde, canto, manto.

    Espero ter ajudado

  • Sua perguntinha não me pareceu muito clara...

    Mas algumas palavras são auditivamente anasaladas, como "mamãe", "pães", "anões", "põe","bomba",

    "pomba","samba","Kombi", "âmbito", "torrão","manga", "tempo"...enfim, tudo que dá a impressão de que o ar sai pelo nariz , quando pronunciamos as palavras, certo?

    Espero ter ajudado um pouquinho!

  • Observe que n ão precisa tapar o nariz par sentir que a palvra tem som nasal.

    Observe as palavras e ao falar perceba o som nasal:

    Em, quem , tem, fretem, pôem,alem,ontem, trem,fazem.observem,mostrem,riem,lotem,montem,; normalmente palavras terminadas em em produzem o som nasal.

  • A palavra "com", " impetigo" " João" é nasal?

  • As palavras com som nasal são relativamente fáceis de ser identificadas. Todas as palavras com til tem som nasalisado, as palavar com em, en ens e afins também são, como 'também' 'alguem', 'enganar', a maioria das palavras com eme e ene são nasalisadas.

  • palavras com som nasais por exemplo bom-bom contam pomba tanto espalham onça etc

  • 'som com onariz

  • delicia,cambalhotamundo são nasal

Sign In or Register to comment.