O cidadão tem o direito ( direito, não, obrigação) de votar. Por que o voto é obrigatório?

E onde está o direito do cidadão NÃO VOTAR?

Não votar - nãoír lá e anular o voto.

Comments

  • Porque o voto rende dinheiro, vale dinheiro!!! É grana, mesmo!! Político quer dinheiro.

    Já se perguntou porque menor pode votar -(uma coisa apregoada como sendo importantíssima!!! )- mas não responde por seus atos? Quer coisa mais contraditória?

  • Se fosse facultativo, ninguém voptaria pq não confia nos politicos que tem!!!!

  • Nâo sei o que pode ser pior. Sem a obrigaçâo de votar o assédio por parte de alguns politicos sería enorme aos eleitores. Compra de voto garantida uma vez que sendo obrigatório muitos alugam sua preferência politica. Dificil escolha!

  • Nós cidadãos (ãs) brasileiros (as) somos vistos e considerados pela classe política como "gado eleitor".

    O voto é obrigatório porque garante primeiro, a legibilidade forçada das eleições, ou seja, 50% mais um, de votos considerados lícitos. Segundo, garante a permanência da perniciosa classe política no poder, a qual só legisla em causa própria, ou seja, para a continuidade do sistema de desvio de verbas públicas, negociatas nas caladas das madrugadas, enriquecimento ilícito, falcatruadas. Aprovações de leis, decretos, MPs, etc., sempre a favor "deles", e contra nós outros. (vejam o atual projeto para o retorno da CPMF com outra sigla: CSS)

    Mas por que isto acontece ? Porque nós mesmos nos acomodamos na forragem do nosso próprio pasto, por isso, continuamos pastando em berço esplêndido.

    Se no Brasil o voto não fosse obrigatório, a maioria das eleições teriam que ser anuladas, pois, a maioria (50%+01) não iria exercer o enfatizado " direito democrático ao voto".

    Seria uma salutar espécie de "protesto coletivo inconsciente". (poderíamos fazer isto através do "voto nulo").

    Aliás, conforme sugerido no tema ocorre uma indefinição sobre o que é, "o direito à" e o que é, "a obrigação à".

    Em suma, votar no Brasil, é o mesmo que ser obrigado a delegar poderes para políticos criminosos.

    "O Brasil, não é um país sério".

    (declaração do sr. Charles De Gaulle-Presid.da França -mandato: janeiro de 1959 à abril de 1969, quando em visita ao Brasil).

    Minha declaração:

    somos administrados por polícitos corruptos, eleitos por um povo omisso, que por comodismo, não exerce o seu direito à cidadania.

  • O VOTO NÃO É OBRIGATÓRIO !

    Somente o ritual de

    comparecimento É OBRIGATÓRIO.

    Seu voto -não deve ser- mas até pode

    ser em branco.

    E tenho esperança que um dia sejam

    NULOS 50% + 1, para REMOVER do

    poder TODOS os atuais politiqueiros.

    Esta é a LEI: 50% nulos + 1 derrubariam

    TODOS os politiqueiros de uma só vez.

    Eles não poderiam continuar candidatos.

    É a LEI !

  • O Brasil constitucionalmente é uma democracia, o que pouco se percebe ao ler em jornais e revistas e ao se assistir na TV as grandes desigualdades (desde o preconceito na esquina de uma rua até a impunidade dos que tem muito dinheiro), então é preciso votar, mesmo que seja nulo. Mas reflita comigo se todos não votassem em ninguém... O que faríamos? Transformaríamos o Brasil em quê para ele continuar a movimentar-se? Por outro lado, os votos nulos ganharem seria dífícil, talvez impossível diante de um verdadeiro jogo de interesses.

    Por fim, para o Brasil, uma Répública, continuar a movimentar-se financeira e políticamente, e não estancar, é preciso votar. E para que seja da melhor forma possível, nos falta uma maior reflexão em quem votarmos.

  • o voto obrigatório é errado! mas não votar é irresponsabilidade, para com a sociedade, vocês tem noção de quantos já morreram desde a idade antiga até os dias atuais, para que vocês pode sem ter o direito de votar, de escolher seus representantes, alguém tem idéia de como era no medievo? dou um exemplo apenas um, o rei transava com sua mulher e você não podia reclamar se reclama se era queimado vivo alias não podia reclamar de nada e na ditadura militar então? desta tenho certeza que já ouviram falar ? entendo a desilusão do nosso povo com os políticos, mas com certeza nem todos são ladrões, e no mas gurizada se eles roubam tanto será que não e por que nós cobramos de menos em alguns países o povo vai as ruas por qualquer coisa que afete o bolso do cidadão, e nós ? sincera mente ? é muito de vez em quando! e para finalizar dizermos que todo o político e ladrão e o mesmo que dar um tiro no próprio pé pois todo o ser humano e um ser político e faz política a todo momento queira admitir ou não você e um político! mesmo assim em respeito a democracia e a meus amigos do yahoo respostas respeito a opinião de quem não quer votar.

  • Taí uma pergunta irrespondível.

  • Porque se não for obrigatório ninguém mais vota, pra quê perder um domingo pra eleger um fdp que só vai roubar o nosso dinheiro? Se fosse facultativo eu nem saia de casa...

Sign In or Register to comment.