Carros com motor na traseira não sofrem mais com o calor? onde fica o radiador deles?
Esses carros esportivos como ferrari f50 e VW fusca =D, que têm motor na traseira não sofrem mais para dissipar o calor?
O vento na traseira não flui tão bem no motor, quanto na dianteira, flui?
Comments
Meu prezado ZM 747 !!! ( O Alemão se confundiu ! )
Antes de masi nada vamos corrigir os enganos:
Fusca é refreigerado a ar e portanto tem ventoinha ! E fica acoplada ao eixo do alternador e gira atavés de uma correia conectada ao eixo principal ( a relação das polias é de 2:1 ou seja a ventoinha gira com o dobro do motor ( se vc atingir 4.000 rpm no motor a ventoinha ( e o alternador também ) giram a 8.000 RPM !!
O ar é captado pelas aletas na tampa trazeira e nas aletas sob o vidro trazeiro , e a descarga do ar quente ( sai entre 60 e 80 graus ) é feita por baixo do motor !
NA kombi antiga é usada a mesma tecnologia do Fusca ( a entrada de ar é feita por aletas laterais) .
Agora, na kombi nova ( com motor AT 1.4 ) o motor é resfriado a água e nesse caso tem radiador , que fica montado na frente do veículo e tem hélice com motor eletrico comandado por um termostato ( cebolão ) .
O problema - que a VW nunca resolveu - é antigo ( pois as kombi a diesel tinham a mesma construção ) : a agua é levada até a frente do carro por tubos e mangueiras e volta da mesma forma ( outros tubos e mangueiras ) e com o calor muito forte , formam-se bolhas dentro das tubulações e .....a agua não circula direito....e o carro ferve !!
( As Ferraris , Lmborguinis e afins - todos com motor trazeiro ou motor central - também usam radiador na parte frental do carro ) mas o problema citado acima não existe !! É CLARO!
Resolver este problema, aliás, é fácilimo, ( até eu sei !! ) , mas os "engenheiros de prancheta" precisam " tirar o rabo da cadeira" para enxergar a solução !!!
Valeu a resposta?
O fusca não é com radiador ele é refrigerado a Ar...por uma ventuinha tocadoda pelo motor...
olá meu amigo!
o fusca tem radiador sim, ao contrário de que o Henrique te respondeu o nosso mais popular carrinho (fusca) tem radiador de óleo, que fica dentro de uma peça que chama-se "capelinha" ou seja essa capelinha tem por sua obrigação canalizar o ar que é produzido por uma ventoinha que é presa ao alternador ou ao dÃnamo que é acionado pela correia do fusca é essa ventoinha que é responsável pela refrigeração do radiador de óleo do fusca.
o radiador das Ferraris tem dois tipos, com motor V8 dianteiro (fica embaixo do pára-choque e é um radiador baixo e largo), quando o motor é V12 é central (atrás dos bancos traseiros) e neste caso os dois radiadores ficam nas laterais, note que existem umas aberturas (rasgos) atrás das portas, os radiadores ficam ali dentro.
Vamos por partes meu camarada... as diferencas sao um pouco maiores entre os modelos que vc citou...
Radiadores estao presentes em motores refrigerados a agua, onde o liquido passa por galerias dentro do bloco trocando calor e passa pelo radiador ( uma serpentina rodeada de aletas para troca de calor) para resfriar...
Porem motores como os do fusca sao refrigerados à ar... ou seja, é projetado de forma que o ar passe por entre aletas e troque calor com o bloco assim refrigerando o motor... por isso carros com este tipo de motor possuem entradas de ar.
So pra esclarecer a resposta do nosso amigo aÃ... o fusca NAO tem ventoÃnha... a ventoÃnha é uma helice que fica atras do radiador e que entra em funcionamento quando o liquido nao se refrigera mesmo passando pelas aletas do radiador...acontece geralmente quando o carro esta parado ou andando em baixas velocidades.
Eu nao tenho certeza de onde fica o radiador da ferrari, porém pela logica ficaria na frente, onde a incidencia de ar frio para a troca de calor é maior do que em outras partes do carro, mas nada impede de ficar na traseira e o ar admitido na forma de dutos.
Fusca nao tem radiador, ele tem uma ventoinha, que vira no mesmo eixo do motor, que refrigera o mesmo, o radiador de uma Ferrari F-50 fica na frente do carro sim!
vc quer saber onde fica o radiador de uma Ferrari ???? aà vc chutou o barde em meu amigo