Carros com motor na traseira não sofrem mais com o calor? onde fica o radiador deles?

Esses carros esportivos como ferrari f50 e VW fusca =D, que têm motor na traseira não sofrem mais para dissipar o calor?

O vento na traseira não flui tão bem no motor, quanto na dianteira, flui?

Comments

• Meu prezado ZM 747 !!! ( O Alemão se confundiu ! )

Antes de masi nada vamos corrigir os enganos:

Fusca é refreigerado a ar e portanto tem ventoinha ! E fica acoplada ao eixo do alternador e gira atavés de uma correia conectada ao eixo principal ( a relação das polias é de 2:1 ou seja a ventoinha gira com o dobro do motor ( se vc atingir 4.000 rpm no motor a ventoinha ( e o alternador também ) giram a 8.000 RPM !!

O ar é captado pelas aletas na tampa trazeira e nas aletas sob o vidro trazeiro , e a descarga do ar quente ( sai entre 60 e 80 graus ) é feita por baixo do motor !

NA kombi antiga é usada a mesma tecnologia do Fusca ( a entrada de ar é feita por aletas laterais) .

Agora, na kombi nova ( com motor AT 1.4 ) o motor é resfriado a água e nesse caso tem radiador , que fica montado na frente do veículo e tem hélice com motor eletrico comandado por um termostato ( cebolão ) .

O problema - que a VW nunca resolveu - é antigo ( pois as kombi a diesel tinham a mesma construção ) : a agua é levada até a frente do carro por tubos e mangueiras e volta da mesma forma ( outros tubos e mangueiras ) e com o calor muito forte , formam-se bolhas dentro das tubulações e .....a agua não circula direito....e o carro ferve !!

( As Ferraris , Lmborguinis e afins - todos com motor trazeiro ou motor central - também usam radiador na parte frental do carro ) mas o problema citado acima não existe !! É CLARO!

Resolver este problema, aliás, é fácilimo, ( até eu sei !! ) , mas os "engenheiros de prancheta" precisam " tirar o rabo da cadeira" para enxergar a solução !!!

Valeu a resposta?

• O fusca não é com radiador ele é refrigerado a Ar...por uma ventuinha tocadoda pelo motor...

• olá meu amigo!

o fusca tem radiador sim, ao contrário de que o Henrique te respondeu o nosso mais popular carrinho (fusca) tem radiador de óleo, que fica dentro de uma peça que chama-se "capelinha" ou seja essa capelinha tem por sua obrigação canalizar o ar que é produzido por uma ventoinha que é presa ao alternador ou ao dínamo que é acionado pela correia do fusca é essa ventoinha que é responsável pela refrigeração do radiador de óleo do fusca.

o radiador das Ferraris tem dois tipos, com motor V8 dianteiro (fica embaixo do pára-choque e é um radiador baixo e largo), quando o motor é V12 é central (atrás dos bancos traseiros) e neste caso os dois radiadores ficam nas laterais, note que existem umas aberturas (rasgos) atrás das portas, os radiadores ficam ali dentro.

• Vamos por partes meu camarada... as diferencas sao um pouco maiores entre os modelos que vc citou...

Radiadores estao presentes em motores refrigerados a agua, onde o liquido passa por galerias dentro do bloco trocando calor e passa pelo radiador ( uma serpentina rodeada de aletas para troca de calor) para resfriar...

Porem motores como os do fusca sao refrigerados à ar... ou seja, é projetado de forma que o ar passe por entre aletas e troque calor com o bloco assim refrigerando o motor... por isso carros com este tipo de motor possuem entradas de ar.

So pra esclarecer a resposta do nosso amigo aí... o fusca NAO tem ventoínha... a ventoínha é uma helice que fica atras do radiador e que entra em funcionamento quando o liquido nao se refrigera mesmo passando pelas aletas do radiador...acontece geralmente quando o carro esta parado ou andando em baixas velocidades.

Eu nao tenho certeza de onde fica o radiador da ferrari, porém pela logica ficaria na frente, onde a incidencia de ar frio para a troca de calor é maior do que em outras partes do carro, mas nada impede de ficar na traseira e o ar admitido na forma de dutos.

• Fusca nao tem radiador, ele tem uma ventoinha, que vira no mesmo eixo do motor, que refrigera o mesmo, o radiador de uma Ferrari F-50 fica na frente do carro sim!

• vc quer saber onde fica o radiador de uma Ferrari ???? aí vc chutou o barde em meu amigo

Sign In or Register to comment.