Duvida sobre afinidade eletrônica.?

Se eu considerar que a afinidade eletrônica é a atração que um átomo exerce sobre um elétron externo, então quanto maior o nº atômico (entre outros fatores) maior será a afinidade eletrônica.

Porém no meu livro de química está escrito que a afinidade eletrônica se refere também à quantidade de energia necessária para ''expulsar'' um elétron de um átomo, ou energia necessária que um átomo deve liberar para atrair um elétron.

A minha dúvida é a seguinte: as duas definições acima são da Afinidade Eletrônica. Mas os gráficos (crescentes) são escritos com vetores opostos. Se uma questão de prova me pedir para escrever os vetores e mostrar a forma crescente da afinidade eletrônica , como eu devo representar ?segundo a energia, ou segundo o nº atômico?

Comments

  • A energia necessária para expulsar um elétron não é afinidade eletrônica é a energia de ionização.

    A afinidade eletrônica é a "energia liberada quando um elétron é adicionado em um átomo isolado no estado gasoso". Evidentemente que, quanto menor é o átomo mais próximo o elétron adicionado ficará do núcleo, sendo assim mais facilmente capturado e liberando maior energia. Assim. na tabela periódica, a afinidade eletrônica aumenta de baixo para cima em um grupo e da esquerda pra direita em um período. Existem algumas exceções, mas se você for aluno de ensino médio essas exceções não devem ser cobradas.

  • Talvez vc esteja confundindo um pouco as coisas. A Afinidade Eletronica e' a Energia LIBERADA quando o atomo de um elemento recebe um Eletron. E' um processo EXOTERMICO, os ions acabam mais estaveis do que os seus atomos originais (veja ref. 1). Quanto maior a energia liberada, maior a afinidade daquele atomo (do elemento) em RECEBER eletrons. Mas, como nada em Quimica e Ciencia e' ABSOLUTO, regras e observacoes tendendo a fazer GENERALIZACOES acabam falhando, nao funcionam em 100% das correlacoes.

    Por exemplo, o Cloro tem uma Afinidade Eletronica MAIOR Q A DO FLUOR, (349 x 328 kJ/mol) apesar de o F ser considerado mais Eletronegativo q o Cl (o F tem maior Eletronegatividade, En, q o Cl, sendo En uma outra definicao da tendencia a receber eletrons)

    O q acontece e' que existe, em geral, como em TUDO da Natureza, mais de um fator influenciando as propriedades do que quer q seja, atomo, molecula, ion, etc. Em relacao ao valor da Afinidade Eletronica, ela depende de 2 fatores principais:

    1) Do tamanho do atomo: em geral, se o raio do atomo e' MUITO GRANDE, a Afinidade Eletronica tende a ser pequena, porque o eletron q vai "participar" do ion esta mais longe do nucleo (cargas +) q ajuda a estabilizar o eletron no orbital. Assim, considerando os raios atomicos (em picometros, pm = 10^(-12) m) e a Afinidade Eletronica, o Cl (r = 175), Br (r = 185), I (r = 198 ) tem Afinidade Eletronica inversamente proporcional aos raios, 348, 324, 295 kJ/mol, respectivamente.

    2) Todavia, um outro fator tambem e’ importante na Afinidade Eletronica, e esse e’ a carga nuclear, ou seja, o Numero Atomico. Em alguns casos, com o aumento da carga do nucleo do atomo, o “novo” eletron vai ser mais atraido pelo nucleo devido ao aumento dessa carga nuclear. Sua Afinidade Eletronica entao vai ser MAIOR, apesar dele tambem ser um atomo de maior raio! E’ o q acontece quando comparamos o F, menor, ( r ~ 147 pm) o qual deveria ter maior Afinidade q o Cl, mas tem menor, AE ~ 328 kJ/mol comparada com a do Cl (r = 175 pm) AE ~ 348 kJ/mol.

    De forma q, CUIDADO com generalizacoes nessas propriedades.

Sign In or Register to comment.