Duvida sobre afinidade eletrônica.?
Se eu considerar que a afinidade eletrônica é a atração que um átomo exerce sobre um elétron externo, então quanto maior o nº atômico (entre outros fatores) maior será a afinidade eletrônica.
Porém no meu livro de química está escrito que a afinidade eletrônica se refere também à quantidade de energia necessária para ''expulsar'' um elétron de um átomo, ou energia necessária que um átomo deve liberar para atrair um elétron.
A minha dúvida é a seguinte: as duas definições acima são da Afinidade Eletrônica. Mas os gráficos (crescentes) são escritos com vetores opostos. Se uma questão de prova me pedir para escrever os vetores e mostrar a forma crescente da afinidade eletrônica , como eu devo representar ?segundo a energia, ou segundo o nº atômico?
Comments
A energia necessária para expulsar um elétron não é afinidade eletrônica é a energia de ionização.
A afinidade eletrônica é a "energia liberada quando um elétron é adicionado em um átomo isolado no estado gasoso". Evidentemente que, quanto menor é o átomo mais próximo o elétron adicionado ficará do núcleo, sendo assim mais facilmente capturado e liberando maior energia. Assim. na tabela periódica, a afinidade eletrônica aumenta de baixo para cima em um grupo e da esquerda pra direita em um período. Existem algumas exceções, mas se você for aluno de ensino médio essas exceções não devem ser cobradas.
Talvez vc esteja confundindo um pouco as coisas. A Afinidade Eletronica e' a Energia LIBERADA quando o atomo de um elemento recebe um Eletron. E' um processo EXOTERMICO, os ions acabam mais estaveis do que os seus atomos originais (veja ref. 1). Quanto maior a energia liberada, maior a afinidade daquele atomo (do elemento) em RECEBER eletrons. Mas, como nada em Quimica e Ciencia e' ABSOLUTO, regras e observacoes tendendo a fazer GENERALIZACOES acabam falhando, nao funcionam em 100% das correlacoes.
Por exemplo, o Cloro tem uma Afinidade Eletronica MAIOR Q A DO FLUOR, (349 x 328 kJ/mol) apesar de o F ser considerado mais Eletronegativo q o Cl (o F tem maior Eletronegatividade, En, q o Cl, sendo En uma outra definicao da tendencia a receber eletrons)
O q acontece e' que existe, em geral, como em TUDO da Natureza, mais de um fator influenciando as propriedades do que quer q seja, atomo, molecula, ion, etc. Em relacao ao valor da Afinidade Eletronica, ela depende de 2 fatores principais:
1) Do tamanho do atomo: em geral, se o raio do atomo e' MUITO GRANDE, a Afinidade Eletronica tende a ser pequena, porque o eletron q vai "participar" do ion esta mais longe do nucleo (cargas +) q ajuda a estabilizar o eletron no orbital. Assim, considerando os raios atomicos (em picometros, pm = 10^(-12) m) e a Afinidade Eletronica, o Cl (r = 175), Br (r = 185), I (r = 198 ) tem Afinidade Eletronica inversamente proporcional aos raios, 348, 324, 295 kJ/mol, respectivamente.
2) Todavia, um outro fator tambem e’ importante na Afinidade Eletronica, e esse e’ a carga nuclear, ou seja, o Numero Atomico. Em alguns casos, com o aumento da carga do nucleo do atomo, o “novo” eletron vai ser mais atraido pelo nucleo devido ao aumento dessa carga nuclear. Sua Afinidade Eletronica entao vai ser MAIOR, apesar dele tambem ser um atomo de maior raio! E’ o q acontece quando comparamos o F, menor, ( r ~ 147 pm) o qual deveria ter maior Afinidade q o Cl, mas tem menor, AE ~ 328 kJ/mol comparada com a do Cl (r = 175 pm) AE ~ 348 kJ/mol.
De forma q, CUIDADO com generalizacoes nessas propriedades.