O que você acha da aplicabilidade da Lei Rouanet?

Comments

  • Ao ler sua resposta à pergunta do extraordinário usuário Bruno Cesar:

    http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Av...

    Acabei por entrar em seu blog, do qual li sua opinião acerca da Lei Rouanet. E ao clicar no link abaixo do texto acabei voltando para o YR. E decidi fazer um breve comentário à sua pergunta.

    Na realidade, não tenho a pretensão de responder sua pergunta, pois não tenho conhecimento nessa área e muito menos dos trâmites da referida lei e seus meandros. Dada minha ignorância no assunto prefiro não escrever bobagens.

    No entanto, a cerca de um ano venho pensando nesse assunto e na transformação de diversas casas de shows em "Empresas Hall" como você bem disse. Como por exemplo, o Chevrolet Hall, aqui em Belo Horizonte. Na realidade foi justamente esta transformação que me fez pensar acerca desse tema. É também possível visualiar grandes empresas apadrinhando grandes casas de shows e teatros Brasil a fora. Só o Palácio das Artes, um dos maiores de Minas, dispões de vários mantedores (nome que eles gostam de usar), como a Vale, Usiminas, Petrobrás, dentre outros de peso.

    Nunca fui capaz de auferir com exatidão os males dessa junção entre a cultura e a iniciativa privada, mas sempre tive certo receio que pudesse existir uma certa manipulação artística ou até mesmo um sufocamento no processo criativo popular.

    Particularmente não é o que vejo em Minas onde há, tanto por parte da iniciativa privada quanto pública, uma disposição em estar incentivando a cultura popular e espetáculos de pequeno vulto*, mas me assusta a possibilidade de isso no futuro ser um instrumento de manipulação de massa e limitação cultural.