Como superar a ansiedade de falar em público?
Olá, gostaria de algumas dicas de como superar a ansiedade de falar e improvisar argumentos em público, como num debate... Geralmente eu tenho muitas ideias a falar... Mas a pressão psicológica do momento na maioria das vezes impede... Ás vezes estou com todo um discurso em mente e não consigo pronunciar as palavras, não por dificuldade, mas pelo nervosismo que atrapalha... e fico um tempão tentando pronunciar algumas palavras específicas, principalmente as que se iniciam por vogais... e quando eu percebo que não vou conseguir pronunciá-la, torço a mente para encontrar sinônimos (que muitas vezes não satisfazem por completo a ideia original)... Não sei o que acontece, pois quando estou sozinha, lendo um texto ou argumentando em voz alta em frente ao espelho, a fala flui naturalmente e dificilmente a interrompo, mas quando estou na presença de pessoas, surgem as falhas vocais, como gagueira ou alguns momentos de silêncio, que são pra mim constrangedores... Como eu poderia superar isso e ser uma melhor oradora?
Comments
É só fazendo um bom curso de oradora. Para a ansiedade é só começar a falar e não dá muita confiança para o nervosismo. E vc quer realmente superar essa dificuldade terá que ser mas forte que a ansiedade. E entender que se passar por constrangimento faz parte dá vida.
Essa técnica de PNL pode te ajudar:
http://pensaralem.wordpress.com/2012/03/02/tecnica...