Por que o ser humano é tão masoquista?

Esta semana consegui me livrar de uma situação que me causava dor (pra ser sincero, me afastei de uma pessoa que não gostava).

E fico sentindo falta destes momentos de dor, de sofrimento, junto dela.

Não é a primeira vez que sinto falta de momentos assim. E já vi muita gente que faz de tudo para se manter dentro do sofrimento.

Você é assim? Qual a sua opinião à respeito?

Comments

  • Você já deve ter ouvido em algum momento de sua vida a expressão "gozo no sofrimento". Pois é, ela existe e é verdadeira.

    Uma das poucas frases de Freud com as quais concordo plenamente: "O próprio sofrimento é o que importa; ser ele decretado por alguém que é amado ou por alguém que é indiferente não tem importância. Pode mesmo ser causado por poderes impessoais ou pelas circunstâncias; o verdadeiro masoquista sempre oferece a face onde quer que tenha oportunidade de receber um golpe".

  • Sair da "zona de conforto", da inércia, exige um esforço, uma "dor", que sabemos que temos de enfrentar para nos livrar do estado de estagnação, onde também existe dor.

  • Ah meu querido , eu sou mais Sádico do que masoquista =D

  • pois e legal

  • Tem gente que acha que a dor traz algo de bom, que a dor ensina, que vida fica mais emocionante quando se esta passando por problemas ou situaçoes penosas.. ridiculo...

  • Existem dores que são associados a um prazer. Já viu uma pessoa numa academia levantando muito peso? A cara que faz. O musculo está queimando mas dentro dela com certeza existe um prazer na atividade, senão não faria.

  • É uma modo inconciente de se livrar de um provável sentimento de culpa.

  • Não sou assim, mas talvez você ainda se prenda a esses sentimentos, porque, na verdade, ainda é dependente dessa pessoa. Alguma coisa que ela fazia por você está te fazendo falta agora.

  • eu sou diferente, não sou assim.

  • eu hein!!!!

Sign In or Register to comment.