Por que o ser humano é tão masoquista?
Esta semana consegui me livrar de uma situação que me causava dor (pra ser sincero, me afastei de uma pessoa que não gostava).
E fico sentindo falta destes momentos de dor, de sofrimento, junto dela.
Não é a primeira vez que sinto falta de momentos assim. E já vi muita gente que faz de tudo para se manter dentro do sofrimento.
Você é assim? Qual a sua opinião à respeito?
Comments
Você já deve ter ouvido em algum momento de sua vida a expressão "gozo no sofrimento". Pois é, ela existe e é verdadeira.
Uma das poucas frases de Freud com as quais concordo plenamente: "O próprio sofrimento é o que importa; ser ele decretado por alguém que é amado ou por alguém que é indiferente não tem importância. Pode mesmo ser causado por poderes impessoais ou pelas circunstâncias; o verdadeiro masoquista sempre oferece a face onde quer que tenha oportunidade de receber um golpe".
Sair da "zona de conforto", da inércia, exige um esforço, uma "dor", que sabemos que temos de enfrentar para nos livrar do estado de estagnação, onde também existe dor.
Ah meu querido , eu sou mais Sádico do que masoquista =D
pois e legal
Tem gente que acha que a dor traz algo de bom, que a dor ensina, que vida fica mais emocionante quando se esta passando por problemas ou situaçoes penosas.. ridiculo...
Existem dores que são associados a um prazer. Já viu uma pessoa numa academia levantando muito peso? A cara que faz. O musculo está queimando mas dentro dela com certeza existe um prazer na atividade, senão não faria.
à uma modo inconciente de se livrar de um provável sentimento de culpa.
Não sou assim, mas talvez você ainda se prenda a esses sentimentos, porque, na verdade, ainda é dependente dessa pessoa. Alguma coisa que ela fazia por você está te fazendo falta agora.
eu sou diferente, não sou assim.
eu hein!!!!