Me ajudem a terminar esse algorítimo pelo amor de Deus?
Recebi um trabalho pra fazer com os seguintes requisitos:
Escreva um algorítimo para determinar o consumo médio de combustível de um automóvel e a velocidade média da viagem. Este algoritimo deve solicitar ao usuário as seguintes informações:
1) A distância percorrida;
2) A quantidade de litros de combustível gasto;
3) O tempo total de viagem (aceitar a entrada de dados em minutos).
Este algoritimo deve ser escrito no formato de pseudocódigo, e os valores encontrados devem ser exibidos como saída ( resultado da execução do algorítimo ).
O tempo total de viagem a ser informado pelo usuário deve ser em minutos, e não devem ser consideradas frações de segundo, mas o resultado deve ser mostrado em Km/h, desta forma existe a necessidade de uma conversão de medidas.
Lembrando que o consumo médio é obtido dividindo-se a distância percorrida pela quantidade de combustível gasto, e a velocidade média, é o resultado da divisão da distância percorrida pelo tempo gasto na viagem.
Já escrevi até esse ponto abaixo:
var
distancia, litros : REAL // variáveis que aceitarão frações, se for o caso
tempo : INTEIRO // variável que não aceitará fração (segundos)
consumo, velocidade : REAL // variáveis que receberão os resultados
inicio
ESCREVA("Distancia percorrida: ")
LEIA(distancia)
ESCREVA("Tempo gasto (em minutos): ")
LEIA(tempo)
ESCREVA("Quantidade de combustível gasto: ")
LEIA(litros)
consumo <- litros/distancia // ou seja, a quantidade de litros por Km
velocidade <- distancia/tempo/60) // ou seja, a quantidade de Km divididos por hora(minutos/60)
fimalgoritmo
Ele funciona perfeito, mas não me dá o resultado, ou seja, ele não está “somando” as variáveis. Preciso que alguém aí termine esse código pra mim, por favor, vale nota ainda hoje na faculdade.
Comments
Vamos lá,
Me parece que só faltou mandar imprimir os resultados, incluindo antes do final do algorítmo:
ESCREVA("Velocidade méida: "; velocidade; "km/h")
ESCREVA("Consumo por km rodado : "; consumo; " l/km')