Vc sabe explicar este acontecimento descrito em Êxodo?
Êxodo 4:20-26 diz "Tomou pois Moisés sua mulher e seus filhos, e os levou sobre um jumento, e tornou à terra do Egito; e Moisés tomou a vara de Deus na sua mão.
21 E disse o Senhor a Moisés: Quando voltares ao Egito, atenta que faças diante de Faraó todas as maravilhas que tenho posto na tua mão; mas eu endurecerei o seu coração, para que não deixe ir o povo.
22 Então dirás a Faraó: Assim diz o Senhor: Israel {é} meu filho, meu primogênito.
23 E eu te tenho dito: Deixa ir o meu filho, para que me sirva; mas tu recusaste deixá-lo ir; eis que eu matarei a teu filho, o teu primogênito.
24 ¶ E aconteceu no caminho, numa estalagem, que o Senhor o encontrou, e o quis matar.
25 Então Zípora tomou uma pedra {aguda}, e circuncidou o prepúcio de seu filho, e o lançou a seus pés, e disse: Certamente me és um esposo sanguinário.
26 E desviou-se dele. Então ela disse: Esposo sanguinário, por causa da circuncisão."
Neste relato a vida de quem estava em perigo?
Moíses deixou de circuncidar seu filho, desobedecendo a lei? Pois o relato mostra que Zípora sua esposa cortou o prepúcio do filho ( o circuncidou).
E a quem ela se lançou apos cortar o prepúcio do filho na tentativa de corrigir a situação?
Agradeço as respostas!!
Paz e luz,
Nina
Update:¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Meu amorzinho vc fez varias perguntas bem interessantes, estou analisando!
Beijos,
Nina
Comments
Olá Meu amor,
Analise o texto dessa forma e veja se consegue chegar a um entendimento:
1) Quem é a vitima da ira de D'us? Moisés ou seu filho? E Qual filho?
2) Como o texto está relacionado com o Brit Mila (circuncisão)?
3) Qual é a noção do " primogênito " nesse versículo.
4) Também no contexto da historia, veja o versículo 18-20. Como enxergamos essa mensagem
repetida da partida? Quando D'us diz à ele que sentença de morte foi removido dele? Por que isso é relevante aqui? Ele já não tinha aceitado a missão? É foi sábio para Moisés levar sua familia inteira com ele?
=============================================
Bem, pelo que entendi de todos os meus estudos, poderia fazer essa pergunta e responde-la eu mesmo:
Moisé desobedeceu a lei?
Sim, Moisés inicio sua viagem como uma lider para libertar os Hebreus, mas ele mesmo deixou de cumprir o mais básico mandamento religioso que é a circuncisão do seu próprio filho. Em outras palavras, ele tinha que ser o exemplo ao povo que iria libertar e não podia iniciar uma liderança com falhas próprias ainda mais que D'us havia delegado a ele tamanha tarefa.
Mas é muito interessante essa história e algumas outras mensagens por detraz de toda essa cena. Mas aqui entra o judaísmo mais profundo e puro.
Esse estudo mais profundo tem ligação aqui nessa passagem: Êxodo 2:16-22 , tente agora entender.
Beijos
Alexhaifa
Isso é prova de que DEUS NÃO FAZ ACEPÃÃO DE PESSOAS: nem por nacionalidade, nem por raça, nem por qualquer outra diferença. Assim como FARAÃ, se desobedecesse à Palavra de Deus, veria a consequência da sua DESOBEDIÃNCIA na morte de seu primogênito; também MOISÃS, caso fosse rebelde à Palavra do AltÃssimo, poderia ver a consequência da sua desobediência na morte de ISAQUE.
Assim sendo, Deus tinha o objetivo de mostrar aos homens que O SALÃRIO DO PECADO à A MORTE e que as consequências da DESOBEDIÃNCIA à Deus são desastrosas. Sem dúvida, ficou forte o recado na mente de Moisés.
DEUS TRATA A TODOS IGUALMENTE.
Olá, Nina! Td bem?
Boa tarde!
Perguntas desta naturesa são boas para elucidarem dúvidas. Há no AT muitas coisas que merecem uma atençao especial, para que não seja deturpado o significado dos textos bÃblicos.
O texto é obscuro. Com o retorno de Moisés ao Egito, o projeto de libertação começa a ser executado.E aqui já se faz alusão ao termino violento desse projeto.O ataque de Javé contra Moisés se deve certamente ao fato de que ele se descuidou, não circuncidando o filho.à interessante notar que o texto vem logo depois de se mencionar a morte do primogenito do Faraó E que os primogênitos hebreus serão salvos graças ao sinal do sangue.
Receba meu abraço fraterno!
Pergunta 1 - O relato não diz especificamente a vida de quem estava em perigo. Mas a gente pode concluir que não pode ser a de Moisés pq ele tinha acabado de receber uma ordem de Deus q tinha q ser cumprida(Ãxodo 3:10) Como é que um anjo de Deus ia matá-lo quando ele estava indo fazer o q Deus mandou? Então, deveria ser a vida de um de seus filhos.
Pergunta 2 - Sim. Pelo visto, Moisés tinha deixado de circuncidar seu filho, e por isso a vida do menino foi ameaçada pelo anjo de Deus.
Pergunta 3 - Foram os pés do anjo de Deus, que tinha o poder de matar o filho incircunciso. Portanto, ZÃpora logicamente fez o prepúcio tocar os pés do anjo, dando evidência a ele de ter cumprido o pacto.
Essa passagem é bastante obscura. Só se sabe que a falta de circuncisão, no filho ou no filho e em Moisés foi a causa da ira de Deus.
Deus hebraico é o mais cruel, não façam o que os homens dizem ser a palavra de Deus hebreu, que sua vida já está em perigo.
Zeus era muito mais "suave" que o cruel Deus hebraico...
Acredito que devido ZÃpora ter chamado Moisés de esposo sanguinário foi ela quem não queria que seu filho fosse circuncidado.
Certamente Deus encontrou Moisés numa estalagem e o quis matar porque Moisés ainda não tinha circuncidado seu filho, então Moisés deve ter se dirigido ao seu filho para circuncidá-lo e Zipora não permitiu que Moisés o circuncidasse e imediantamente ela pegou uma pedra aguda e circuncidou o seu filho.
Que a paz e graça de Deus vos sejam multiplicada. Amém
Essa passagem é confusa mesmo... mas o fato é que os primogênitos seriam mortos caso não fossem circuncidados. ZÃpora circuncidou seu filho para salvá-lo da morte certa.
A circuncisão era um de relação pactual de Deus com o seu povo. A repulsa ou influência de sua mulher (que era midianita e filha de sacerdote) quanto a essa pratica dos Hebreus, já que em seus costumes os homens eram circuncidados na adolescência, pode ter sido a causa da desobediência de Moisés colocando sua vida em perigo ou do seu filho. Agora o porque eu não sei, mas foi Zipora que fez o que tinha que ser feito. Quanto a quem ela se lançou foi exatamente para Moisés a qual chamou de sanguinário pelo que ela tinha sido instada por Deus a fazer com seu próprio filho.
Paz a todos.
Nossssa! Emocionante!!!!!!!!!