Vc sabe explicar este acontecimento descrito em Êxodo?

Êxodo 4:20-26 diz "Tomou pois Moisés sua mulher e seus filhos, e os levou sobre um jumento, e tornou à terra do Egito; e Moisés tomou a vara de Deus na sua mão.

21 E disse o Senhor a Moisés: Quando voltares ao Egito, atenta que faças diante de Faraó todas as maravilhas que tenho posto na tua mão; mas eu endurecerei o seu coração, para que não deixe ir o povo.

22 Então dirás a Faraó: Assim diz o Senhor: Israel {é} meu filho, meu primogênito.

23 E eu te tenho dito: Deixa ir o meu filho, para que me sirva; mas tu recusaste deixá-lo ir; eis que eu matarei a teu filho, o teu primogênito.

24 ¶ E aconteceu no caminho, numa estalagem, que o Senhor o encontrou, e o quis matar.

25 Então Zípora tomou uma pedra {aguda}, e circuncidou o prepúcio de seu filho, e o lançou a seus pés, e disse: Certamente me és um esposo sanguinário.

26 E desviou-se dele. Então ela disse: Esposo sanguinário, por causa da circuncisão."

Neste relato a vida de quem estava em perigo?

Moíses deixou de circuncidar seu filho, desobedecendo a lei? Pois o relato mostra que Zípora sua esposa cortou o prepúcio do filho ( o circuncidou).

E a quem ela se lançou apos cortar o prepúcio do filho na tentativa de corrigir a situação?

Agradeço as respostas!!

Paz e luz,

Nina

Update:

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Meu amorzinho vc fez varias perguntas bem interessantes, estou analisando!

Beijos,

Nina

Comments

• Olá Meu amor,

Analise o texto dessa forma e veja se consegue chegar a um entendimento:

1) Quem é a vitima da ira de D'us? Moisés ou seu filho? E Qual filho?

2) Como o texto está relacionado com o Brit Mila (circuncisão)?

3) Qual é a noção do " primogênito " nesse versículo.

4) Também no contexto da historia, veja o versículo 18-20. Como enxergamos essa mensagem

repetida da partida? Quando D'us diz à ele que sentença de morte foi removido dele? Por que isso é relevante aqui? Ele já não tinha aceitado a missão? É foi sábio para Moisés levar sua familia inteira com ele?

=============================================

Bem, pelo que entendi de todos os meus estudos, poderia fazer essa pergunta e responde-la eu mesmo:

Moisé desobedeceu a lei?

Sim, Moisés inicio sua viagem como uma lider para libertar os Hebreus, mas ele mesmo deixou de cumprir o mais básico mandamento religioso que é a circuncisão do seu próprio filho. Em outras palavras, ele tinha que ser o exemplo ao povo que iria libertar e não podia iniciar uma liderança com falhas próprias ainda mais que D'us havia delegado a ele tamanha tarefa.

Mas é muito interessante essa história e algumas outras mensagens por detraz de toda essa cena. Mas aqui entra o judaísmo mais profundo e puro.

Esse estudo mais profundo tem ligação aqui nessa passagem: Êxodo 2:16-22 , tente agora entender.

Beijos

Alexhaifa

• Isso é prova de que DEUS NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS: nem por nacionalidade, nem por raça, nem por qualquer outra diferença. Assim como FARAÓ, se desobedecesse à Palavra de Deus, veria a consequência da sua DESOBEDIÊNCIA na morte de seu primogênito; também MOISÉS, caso fosse rebelde à Palavra do Altíssimo, poderia ver a consequência da sua desobediência na morte de ISAQUE.

Assim sendo, Deus tinha o objetivo de mostrar aos homens que O SALÁRIO DO PECADO É A MORTE e que as consequências da DESOBEDIÊNCIA à Deus são desastrosas. Sem dúvida, ficou forte o recado na mente de Moisés.

DEUS TRATA A TODOS IGUALMENTE.

• Olá, Nina! Td bem?

Boa tarde!

Perguntas desta naturesa são boas para elucidarem dúvidas. Há no AT muitas coisas que merecem uma atençao especial, para que não seja deturpado o significado dos textos bíblicos.

O texto é obscuro. Com o retorno de Moisés ao Egito, o projeto de libertação começa a ser executado.E aqui já se faz alusão ao termino violento desse projeto.O ataque de Javé contra Moisés se deve certamente ao fato de que ele se descuidou, não circuncidando o filho.É interessante notar que o texto vem logo depois de se mencionar a morte do primogenito do Faraó E que os primogênitos hebreus serão salvos graças ao sinal do sangue.

Receba meu abraço fraterno!

• Pergunta 1 - O relato não diz especificamente a vida de quem estava em perigo. Mas a gente pode concluir que não pode ser a de Moisés pq ele tinha acabado de receber uma ordem de Deus q tinha q ser cumprida(Êxodo 3:10) Como é que um anjo de Deus ia matá-lo quando ele estava indo fazer o q Deus mandou? Então, deveria ser a vida de um de seus filhos.

Pergunta 2 - Sim. Pelo visto, Moisés tinha deixado de circuncidar seu filho, e por isso a vida do menino foi ameaçada pelo anjo de Deus.

Pergunta 3 - Foram os pés do anjo de Deus, que tinha o poder de matar o filho incircunciso. Portanto, Zípora logicamente fez o prepúcio tocar os pés do anjo, dando evidência a ele de ter cumprido o pacto.

• Essa passagem é bastante obscura. Só se sabe que a falta de circuncisão, no filho ou no filho e em Moisés foi a causa da ira de Deus.

• Deus hebraico é o mais cruel, não façam o que os homens dizem ser a palavra de Deus hebreu, que sua vida já está em perigo.

Zeus era muito mais "suave" que o cruel Deus hebraico...

• Acredito que devido Zípora ter chamado Moisés de esposo sanguinário foi ela quem não queria que seu filho fosse circuncidado.

Certamente Deus encontrou Moisés numa estalagem e o quis matar porque Moisés ainda não tinha circuncidado seu filho, então Moisés deve ter se dirigido ao seu filho para circuncidá-lo e Zipora não permitiu que Moisés o circuncidasse e imediantamente ela pegou uma pedra aguda e circuncidou o seu filho.

Que a paz e graça de Deus vos sejam multiplicada. Amém

• Essa passagem é confusa mesmo... mas o fato é que os primogênitos seriam mortos caso não fossem circuncidados. Zípora circuncidou seu filho para salvá-lo da morte certa.

• A circuncisão era um de relação pactual de Deus com o seu povo. A repulsa ou influência de sua mulher (que era midianita e filha de sacerdote) quanto a essa pratica dos Hebreus, já que em seus costumes os homens eram circuncidados na adolescência, pode ter sido a causa da desobediência de Moisés colocando sua vida em perigo ou do seu filho. Agora o porque eu não sei, mas foi Zipora que fez o que tinha que ser feito. Quanto a quem ela se lançou foi exatamente para Moisés a qual chamou de sanguinário pelo que ela tinha sido instada por Deus a fazer com seu próprio filho.

Paz a todos.

• Nossssa! Emocionante!!!!!!!!!

Sign In or Register to comment.