Me ajudem com dicas sobre jogo de truco ? 5 estrelas?

Qualquer dica sera bem vinda !

Comments

  • Por escrito será mais difícil, mas vamos tentar!

    Pegue um baralho normal de 52 cartas. Tire as cartas de número 8, 9 e 10 (serão retiradas doze cartas então, 4 naipes de cada número).

    Você está com um baralho de 40 cartas nas mãos.

    Aí é assim: um embaralha e dá para o da esquerda cortar (quando você estiver craque começará a fazer "maços", mas isso você aprenderá jogando!). Três cartas para cada um (pode ser de dois ou quatro jogadores). Quem está dando as cartas, depois de dar a primeira para quem senta à direita, pode virar uma carta no momento que quiser: imediatamente depois de dar a primeira, depois que todos já estiverem com três...

    Aí ficamos assim: você tem três cartas nas mãos e há uma virada para cima na mesa.

    Quem manda? É a chamada manilha.

    Se virar um Às, o 2 manda.

    Se virar um 2, o 3 manda.

    Se virar um 3, o 4 manda.

    .

    .

    .

    Se virar um 7, a Dama manda (você tirou do baralho o 8, 9 e 10, e no truco a dama vem antes do valete)

    Se virar uma Dama, o Valete manda.

    Se virar um Valete, o Rei manda.

    Se virar um Rei, o Ás manda.

    Sabemos que cada carta tem 4 naipes, então um tem que valer mais do que o outro para não dar empate. E a ordem de importância é:

    O naipe de Paus, (a árvore) é o mais forte, ele ganha do

    naipe de Copas (o coração) que ganha do

    naipe de Espadas (folha), que ganha do

    naipe de Ouros (losângulo).

    O naipe de paus é chamado de ZAP. O de ouros de PICA FUMO

    As cartas seguem uma ordem também:

    O 3 ganha de todas as cartas menos das manilhas, e ele empata com outro três, porque aqui os naipes não são importantes (um três de paus é igual a um três de ouros se eles não forem manilhas, ou seja, se na mesa não tiver virado um 2)

    O 2 perde do 3 e ganha de qualquer outra carta que não seja manilha.

    O Ás perde do 3 e do 2 e ganha de qualquer outra carta que não seja manilha.

    Aí o resto fica na ordem mesmo:

    O 5 ganha do 4

    O 6 ganha do 5

    A dama ganha do 7

    O valete ganha da dama

    O rei ganha do valete

    Vamos supor que virou um Ás,

    quem manda é o 2 (ele é a manilha) e ganha de todas as cartas, só perdendo para a manilha cujo naipe seja o maior: um pica fumo perde de todos os outros naipes.

    Três cartas, três rodadas. Se der empate na última (e isso acontece bastante porque são 4 manilhas no meio de uma baralho de 40 cartas, então as chances de ganhar um jogo com as cartas fortes (3,2 e Ás) ficam maiores, e elas não levam em conta o naipe, o que ocasiona os empates) ganha quem fez a primeira (por isso você ouvirá dizer que a primeira vale um caminhão.

    Se ninguém apostar nada (apostar é trucar: dizer truco) a rodada vale 1 ponto (chamado de tento. Ganha a partida quem fizer 12 tentos primeiro). Se você trucar a rodada vale três, e daí para frente aumenta de 3 em três:

    - truco! (alguém truca, se o desafiado aceitar a rodada estará valendo 3 tentos)

    - seis! (o desafiado, se acha que pode ganhar ou se quer blefar para ver se o outro desiste - ao desistir ele lhe dá o que a rodada já estava valendo, ou seja, ao dizer 6 você confirma que já tinha aceitado que a mesma valesse 3, e você ganha portanto os 3 pontos - pode aumentar a aposta dizendo 6, e aí, se for aceita a aposta a rodada valerá 6 tentos

    - nove!

    - doze!

    Quando você atingir 11 tentos poderá olhar as cartas do seu parceiro e ele as suas e decidir se joga a rodada ou não - pois quando alguém chega a 11 ningém pode trucar, sob pena de perder a partida - não jogando a outra dupla ganha 1 tento. Jogando e perdendo a outra dupla ganha 3 tentos. Jogando e ganhando, tire um sarro da outra dupla e chama os próximos na fila!

    Para as manilhas e cartas maiores (3, 2 e ás) combine sinais com seu parceiro, é assim que sabemos quando aceitar o truco, trucar ou blefar.

    Acho que deu para jogar alguma luz nas suas dúvidas...

    Mas o legal do truco, vc só vai aprender quando estiver jogando... os sinais com seu parceiro, perceber quando o adversário está blefando ou não....

    aí só a experiência msm...

    Flw

  • Fala cara, sou jogador de truco profissional, e pesquiso muito sobre o assunto. Ao contrário aqui do amigo de cima, que escreveu um tratado incompreensível, preferi separar uma lista de artigos que tenho no meu computador, cada um com sua importância e dicas diferentes. Ideal para você ler quando tiver tempo, no seu ritmo e sem pressa.

    http://jogartruco.com.br/3-dicas-para-jogar-truco-...

    http://blog.jogatina.com/2012/07/truco-paulista-4-...

    http://blog.jogatina.com/2011/01/precisa-de-dicas-...

    http://blog.jogatina.com/2011/09/o-que-acontece-se...

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