Com 16 anos posso sair de casa para estudar?

Bem, tenho 16 anos e gostaria de sair da casa dos meus pais para concluir o 2° grau e estudar para passar no vestibular e começar a faculdade. Moro em cidade pequena e as oportunidades não são existentes aqui. A citação em casa é algo que só me prejudica principalmente no emocional. Eles falam que não dão mais um centavo para meus estudos e que se não fizer uma faculdade em alguma cidade vizinha (assim não sairia daqui) ficaria apenas com o segundo grau. Dizem sempre que não terei nada, sempre me culpam de coisas que não faço, ou que se ocorre algum problemas com minha mãe a culpa seria minha. Minha irmã fala que só sairia se fosse para prostituir, creio que ninguém gostaria de ouvir coisas assim, sim, já ouvi palavras piores e mais dolorosas. Não sou alguém digamos que rebelde, sou bem no meu canto e tenho plena consciência de que sair possa ter pontos positivos e negativos, não faria nada apenas por impulso, até porque venho pensando nisso a bastante tempo, com clareza, e sei muito bem a decisão que tomo. Sei que terão contas para pagar, e virão responsabilidades. Graças a Deus tenho uma boa cabeça para as coisas (mesmo com 16 sei muito bem o que posso enfrentar lá fora). Gostaria de saber se mesmo eles não aceitando eu posso sair e se seria obrigada a voltar. Principalmente se tivesse uma vida considerada estável em um outro local.

Desculpem se o texto ficou muito grande.

Update:

Obrigada mesmo pessoal. Bem, eu moraria com alguém maior de 18 sim, e creio eu com outras pessoas. Assim dividiríamos as tarefas da casa e as responsabilidades. E é aqui no Brasil mesmo, ainda estamos vendo a cidade, tem que ter um bom custo e adequada para nós. Ah, não tenho com quem conversar aqui, tanto que resolvi pedir ajuda na internet. Mas novamente, muito obrigada, me ajudam muito.

Update 3:

Desculpem, por erro, acabei reenviando a mesma coisa. D:

Comments

• Claro que sim amiga!

Vai em frente! Se é isso que você quer, siga o seu sonho, oras!

Mais olha, acho melhor você morar com um adulto, mais velho que você, um parente, talvez. Até você completar 18 anos de idade!

Beijos! Boa Sorte Amiga!

• Ja que você tem acesso a internet acho que você poderia estudar pelo Pc o vestibular http://www.4shared.com/get/35854477/f0b09bc3/Vesti...

e arriscar o vestibular também, mesmo sendo seus pais você tem que arriscar caso contrario você vai ficar em sua cidade sem muitas oportunidades...

se não der certo, volte a sua cidade e estude mais para tentar de novo.

eu também tenho 16 anos e to pensando nisso também!

• Pode pode , por todo o brasil , pro exterior , apenas se morar com um adulto , segundo a lei brasileira ,...

Mas vc presisa ve pessoalmente e se acertar com seus pais

• A partir dos 16 anos você passa a ter "certa" independência. A maneira mais fácil seria você se emancipar, mas como pelo que você escreveu, seus pais jamais iriam permitir. A boa notícia é que você pode fazer isso sem a permissão deles, mas deverá seguir uma das duas alternativas: 1.Arrumar um trabalho com carteira assinada com um salário que o juiz considere suficiente para você se sustentar (sim, vai ter que envolver a justiça). 2. Se casar com uma pessoa maior de idade, desde que esta pessoa tenha condições de te sustentar.

Legalmente, na sua situação atual, seus pais podem mandar e desmandar em você. A não ser que você esteja sofrendo maus tratos, até os 18 anos tudo será de acordo com a vontade deles, ou seja, eles podem sim mandar você voltar pra casa, nem que seja no carro da vara da infância e juventude. Espero ter ajudado.

• Você vai ter como se sustentar? Vai morar com alguém? Você vai para fora do Brasil? Sem saber dessas respostas é difícil dar conselhos. Seus pais podem estar preocupados com o seu bem-estar. Mas as vezes também os pais são meios possessivos. Achei que você escreve bem, me ´parece ser inteligente e centrada. Se você pudesse contar com a casa de alguém, um parente, isso é se você for ficar próximo a sua cidade. EU acho que você deve conversar mais, conversar com alguém que possa ser sua amiga. Não tem um adulto que você possa confiar e pedir conselhos? Acho que alguém que veja de perto sua vida seria melhor. Alguma professora, um ministro de Deus, você vai a alguma igreja? Se não, procure uma séria proxima a sua casa onde você possa orar, receber oração, enfim peça direção a Deus para sua vida. Com certeza Ele tem o melhor pra você. Deus te abençoe, fique em paz e seja feliz.

• Que doideira

Sign In or Register to comment.