Com 16 anos posso sair de casa para estudar?
Bem, tenho 16 anos e gostaria de sair da casa dos meus pais para concluir o 2° grau e estudar para passar no vestibular e começar a faculdade. Moro em cidade pequena e as oportunidades não são existentes aqui. A citação em casa é algo que só me prejudica principalmente no emocional. Eles falam que não dão mais um centavo para meus estudos e que se não fizer uma faculdade em alguma cidade vizinha (assim não sairia daqui) ficaria apenas com o segundo grau. Dizem sempre que não terei nada, sempre me culpam de coisas que não faço, ou que se ocorre algum problemas com minha mãe a culpa seria minha. Minha irmã fala que só sairia se fosse para prostituir, creio que ninguém gostaria de ouvir coisas assim, sim, já ouvi palavras piores e mais dolorosas. Não sou alguém digamos que rebelde, sou bem no meu canto e tenho plena consciência de que sair possa ter pontos positivos e negativos, não faria nada apenas por impulso, até porque venho pensando nisso a bastante tempo, com clareza, e sei muito bem a decisão que tomo. Sei que terão contas para pagar, e virão responsabilidades. Graças a Deus tenho uma boa cabeça para as coisas (mesmo com 16 sei muito bem o que posso enfrentar lá fora). Gostaria de saber se mesmo eles não aceitando eu posso sair e se seria obrigada a voltar. Principalmente se tivesse uma vida considerada estável em um outro local.
Desculpem se o texto ficou muito grande.
Update:Obrigada mesmo pessoal. Bem, eu moraria com alguém maior de 18 sim, e creio eu com outras pessoas. Assim dividiríamos as tarefas da casa e as responsabilidades. E é aqui no Brasil mesmo, ainda estamos vendo a cidade, tem que ter um bom custo e adequada para nós. Ah, não tenho com quem conversar aqui, tanto que resolvi pedir ajuda na internet. Mas novamente, muito obrigada, me ajudam muito.
Update 3:Desculpem, por erro, acabei reenviando a mesma coisa.
Comments
Claro que sim amiga!
Vai em frente! Se é isso que você quer, siga o seu sonho, oras!
Mais olha, acho melhor você morar com um adulto, mais velho que você, um parente, talvez. Até você completar 18 anos de idade!
Beijos! Boa Sorte Amiga!
Ja que você tem acesso a internet acho que você poderia estudar pelo Pc o vestibular http://www.4shared.com/get/35854477/f0b09bc3/Vesti...
e arriscar o vestibular também, mesmo sendo seus pais você tem que arriscar caso contrario você vai ficar em sua cidade sem muitas oportunidades...
se não der certo, volte a sua cidade e estude mais para tentar de novo.
eu também tenho 16 anos e to pensando nisso também!
Pode pode , por todo o brasil , pro exterior , apenas se morar com um adulto , segundo a lei brasileira ,...
Mas vc presisa ve pessoalmente e se acertar com seus pais
A partir dos 16 anos você passa a ter "certa" independência. A maneira mais fácil seria você se emancipar, mas como pelo que você escreveu, seus pais jamais iriam permitir. A boa notícia é que você pode fazer isso sem a permissão deles, mas deverá seguir uma das duas alternativas: 1.Arrumar um trabalho com carteira assinada com um salário que o juiz considere suficiente para você se sustentar (sim, vai ter que envolver a justiça). 2. Se casar com uma pessoa maior de idade, desde que esta pessoa tenha condições de te sustentar.
Legalmente, na sua situação atual, seus pais podem mandar e desmandar em você. A não ser que você esteja sofrendo maus tratos, até os 18 anos tudo será de acordo com a vontade deles, ou seja, eles podem sim mandar você voltar pra casa, nem que seja no carro da vara da infância e juventude. Espero ter ajudado.
Você vai ter como se sustentar? Vai morar com alguém? Você vai para fora do Brasil? Sem saber dessas respostas é difícil dar conselhos. Seus pais podem estar preocupados com o seu bem-estar. Mas as vezes também os pais são meios possessivos. Achei que você escreve bem, me ´parece ser inteligente e centrada. Se você pudesse contar com a casa de alguém, um parente, isso é se você for ficar próximo a sua cidade. EU acho que você deve conversar mais, conversar com alguém que possa ser sua amiga. Não tem um adulto que você possa confiar e pedir conselhos? Acho que alguém que veja de perto sua vida seria melhor. Alguma professora, um ministro de Deus, você vai a alguma igreja? Se não, procure uma séria proxima a sua casa onde você possa orar, receber oração, enfim peça direção a Deus para sua vida. Com certeza Ele tem o melhor pra você. Deus te abençoe, fique em paz e seja feliz.
Que doideira