os segredos de sucesso da Localiza?

A Localiza, empresa brasileira de locação de veículos, começa quando José Salim Mat ar ainda tra-

balha como office-boy. Ao pagar uma fatura de uma locação que a construtora em que trabalha fez,

J. S. Mat ar viu que alugar carros poderia ser um grande negócio. J. S. Mat ar associou-se a Antô-

nio Cláudio Resende e, como bons mineiros, começaram seu negócio de forma tímida. Compraram

6 fuscas usados em um financiamento e abriram uma pequena locadora de carros no Centro de

Belo Horizonte. “Tudo começou com um sonho.”. . conta Priscil a Duarte, Gerente de Comunicação e

Coordenadora de Marketing da empresa. “Os sócios sabiam que um dia seriam grandes, mas o início

foi bem mineiramente”, afirma.

Trinta e quatro anos depois, os 6 fuscas se multiplicaram até chegar à casa dos mais de 46 mil

veículos e a primeira loja ganhou 322 filiais em 9 países, transformando a empresa na maior rede

de locação de carros da América Latina e líder no Brasil.

(Adaptado de: www.mundodomarketing.com.br/cases. Acessado em: 25 ago 2007.)

5. É válido afirmar que J. S. Mattar obteve sucesso em seu empreendimento porque o planejou.

Sobre este fato são feitas as seguintes afirmações:

i ele analisou o mercado e percebeu a oportunidade de negócio.

ii ele teve uma atitude reativa, ao perceber que não necessitava prever as conseqüências de suas ações.

iii ele compreendeu a necessidade de se associar a outra pessoa para compor o capital inicial para sua

empresa.

iv ele foi proativo ao buscar financiamento para iniciar o seu empreendimento.

São válidas as afirmações contidas em apenas

(A) i, ii e iii.

(B) i, ii e iv.

(C) i, iii e iv.

(D) ii e iii.

(E) iii e iv.

qual seria a resposta?

Comments

Sign In or Register to comment.