Tenho dúvida numa questão de lógica, alguém poderia orientar-me como resolver?

 Certo  dia, X  funcionários e o  presidente da  empresa em que  trabalham  estavam  sentados em  torno de  uma  mesa circular.  Num  dado  momento, o  presidente  começou a passar  aos  funcionários um  pacote  com 29  balas e, sucessivamente,  cada um  retirou  uma  única  bala a  cada  passagem do  pacote.  Considerando  que 1 < X < 15 e  que o  presidente  retirou a  primeira e a  última  bala do  pacote, o nú mero de  funcionários  que  estavam  sentados à  mesa poderia  ser

a) 14

b) 12

c) 9

d) 6

e) 4

Comments

  • só pode ser 9 pq se tinha 29 e ele tirou 2 sobram 27....o único numero ímpar é 9 se as balas foram distribuídas igualmente e o pacote passou 3 vezes

  • A resposta é 6

    Como o presidente pegou a primeira e a última, ele pegou uma a mais que os outros, então seriam 28 balas para dividir igualmente.

    Os divisores de 28 são 2, 2 e 7 (fatoração) assim as combinações possiveis seriam: 2, 4 (2x2), 7 e 14 (2x7) (28 não vou considerar pois seria só o presidente sem funcionários)

    como um deles era o presidente então o número de funcionarios poderia ser: 1,3, 6 ou 13 respectivamente (2-1), (4-1), (7-1) e (14-1) (funcionários menos presidente)

    assim só a resposta d estaria correta (6)

  • Imagina uma situação simples: o presidente e 3 funcionarios

    e suponhamos o raciocinio contrario , se houvesse 3 rodadas de balas começando e terminando com o presidente, quantas balas seriam necessárias?

    primeira rodada 1+3

    segunda 1+ 3

    terceira 1+ 3

    como o presidente tirou a ultima bala, não houve o numero total de balas foi 4+4+4+1 sendo esse 1 a bala final do presidente ou seja 13 balas.

    Assim o numero de balas distribuidas nas 3 rodadas fica , seria 13-1=12 pois o presidente ficou com 1 bala a mais , da ultima rodada que deveria ter terminado no funcionario e não nele!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    dividido esse numer 12 pelo numero de pessoas sentadas a mesa 12/4=3 da o numero de "rodadas" do pacote

    Agora o problema: 29-1=28 da o numero total de balas do pacote . tirando a bala a mais que o presidente tirou ao encerrar a ultima rodada. O numero de pessoas sentadas a mesa deve ser um divisor de 28 ou seja 1,2,4,7,14,28 e o numero de funcionarios seria (excluindo 1 dos numeros acima que era o presidente)

    0 ,1,3,613,27

    como o numero de funcionarios está entre 1 e 15 logo as alternativas possiveis são 1,3,6,13 e a unica alternativa certa é 6 letra d embora o problema tenha 4 soluções!!!!

  • Lembre-se que estavam sentados à mesa X funcionários, mais o presidente.

    O presidente tirou a 1.a e a última bala do pacote. O resto foi distribuído entre os X funcionários. Não sobrou bala nenhuma.

    Se o presidente ficou com 2 balas, sobraram 27 balas para os X funcionários.

    Logo, ficamos sabendo que o número de funcionários divide 27, com resto zero.

    Bom, 27 é divisível por 1, por 3, por 9 e por 27. Mas, das alternativas oferecidas - e considerando que X deve estar entre 1 e 15 -, só podemos encontrar 9 - alternativa C.

  • Se a empresa se chamar Brasil então a resposta correta é a letra E. Explicando: sendo os funcionários 4 são eles Tarso Genro, Dilma, Zé Dirceu e J P Cunha. Lula retira a primeira bala, passa o pacote para os outros que retiram cada um sua bala. As balas restantes são tiradas do saco e marcadas como “balas não contabilizadas”, Lula retira mais uma e pronto: o saco está vazio e seu bolso também. :-))))))))))))))))))))))))))))))))))))

  • Com certeza é a letra C. Se o presidente retirou a primeira e a última bala, restaram 27. A única divisão exata é 27 dividido por 9 que dará 3.Cada funcionário ficou com 3 balas. Eram 9 funcionários.Boa sorte

  • Também chutando eu acho que é b)12.

  • letra a

  • vou chutar acho que é a c) 9

Sign In or Register to comment.