Tenho dúvida numa questão de lógica, alguém poderia orientar-me como resolver?
Certo dia, X funcionários e o presidente da empresa em que trabalham estavam sentados em torno de uma mesa circular. Num dado momento, o presidente começou a passar aos funcionários um pacote com 29 balas e, sucessivamente, cada um retirou uma única bala a cada passagem do pacote. Considerando que 1 < X < 15 e que o presidente retirou a primeira e a última bala do pacote, o nú mero de funcionários que estavam sentados à mesa poderia ser
a) 14
b) 12
c) 9
d) 6
e) 4
Comments
só pode ser 9 pq se tinha 29 e ele tirou 2 sobram 27....o único numero ímpar é 9 se as balas foram distribuídas igualmente e o pacote passou 3 vezes
A resposta é 6
Como o presidente pegou a primeira e a última, ele pegou uma a mais que os outros, então seriam 28 balas para dividir igualmente.
Os divisores de 28 são 2, 2 e 7 (fatoração) assim as combinações possiveis seriam: 2, 4 (2x2), 7 e 14 (2x7) (28 não vou considerar pois seria só o presidente sem funcionários)
como um deles era o presidente então o número de funcionarios poderia ser: 1,3, 6 ou 13 respectivamente (2-1), (4-1), (7-1) e (14-1) (funcionários menos presidente)
assim só a resposta d estaria correta (6)
Imagina uma situação simples: o presidente e 3 funcionarios
e suponhamos o raciocinio contrario , se houvesse 3 rodadas de balas começando e terminando com o presidente, quantas balas seriam necessárias?
primeira rodada 1+3
segunda 1+ 3
terceira 1+ 3
como o presidente tirou a ultima bala, não houve o numero total de balas foi 4+4+4+1 sendo esse 1 a bala final do presidente ou seja 13 balas.
Assim o numero de balas distribuidas nas 3 rodadas fica , seria 13-1=12 pois o presidente ficou com 1 bala a mais , da ultima rodada que deveria ter terminado no funcionario e não nele!!!!!!!!!!!!!!!!!!
dividido esse numer 12 pelo numero de pessoas sentadas a mesa 12/4=3 da o numero de "rodadas" do pacote
Agora o problema: 29-1=28 da o numero total de balas do pacote . tirando a bala a mais que o presidente tirou ao encerrar a ultima rodada. O numero de pessoas sentadas a mesa deve ser um divisor de 28 ou seja 1,2,4,7,14,28 e o numero de funcionarios seria (excluindo 1 dos numeros acima que era o presidente)
0 ,1,3,613,27
como o numero de funcionarios está entre 1 e 15 logo as alternativas possiveis são 1,3,6,13 e a unica alternativa certa é 6 letra d embora o problema tenha 4 soluções!!!!
Lembre-se que estavam sentados à mesa X funcionários, mais o presidente.
O presidente tirou a 1.a e a última bala do pacote. O resto foi distribuÃdo entre os X funcionários. Não sobrou bala nenhuma.
Se o presidente ficou com 2 balas, sobraram 27 balas para os X funcionários.
Logo, ficamos sabendo que o número de funcionários divide 27, com resto zero.
Bom, 27 é divisÃvel por 1, por 3, por 9 e por 27. Mas, das alternativas oferecidas - e considerando que X deve estar entre 1 e 15 -, só podemos encontrar 9 - alternativa C.
Se a empresa se chamar Brasil então a resposta correta é a letra E. Explicando: sendo os funcionários 4 são eles Tarso Genro, Dilma, Zé Dirceu e J P Cunha. Lula retira a primeira bala, passa o pacote para os outros que retiram cada um sua bala. As balas restantes são tiradas do saco e marcadas como “balas não contabilizadas”, Lula retira mais uma e pronto: o saco está vazio e seu bolso também. :-))))))))))))))))))))))))))))))))))))
Com certeza é a letra C. Se o presidente retirou a primeira e a última bala, restaram 27. A única divisão exata é 27 dividido por 9 que dará 3.Cada funcionário ficou com 3 balas. Eram 9 funcionários.Boa sorte
Também chutando eu acho que é b)12.
letra a
vou chutar acho que é a c) 9