Dependente em seguro de carro?

Seguinte, tenho 18 anos e minha CNH acabou de chegar.

Meu pai tem uma ranger, com o seguro para o perfil dele. Um amigo me contou sobre essa história de seguro e tals, que se eu pegar o carro e bater, o seguro não cobre pq não é o meu perfil. Então ele me falou que tem um lance de 'dependente', que no caso, meu pai me poria como dependente e o seguro iria valer pra mim também.

Mas ele falou pela metade e não me explicou tudo.

Existe mesmo esse lance de dependente? Como funcionaria no meu caso? Compensa fazer?

obrigado

Comments

  • Tudo depende do tipo de seguro que seu pai fez, se foi com perfil ou sem pefil.

    Se foi sem perfil - não é necessário e está coberto independente do condutor.

    Se foi com perfil - precisa verificar 2 perguntas importanes

    1) Quem é o condutor principal? - Aquele que vai dirigir sempre o carro a maior parte do tempo? Se for vc e estiver no nome do seu pai deve ser corrigido.

    2) Se existem menores de 24 anos na residência - e responder se eles vão utilizar o veículo ou não e com que frequência. Se o seu seguro indica q não vai utilizar ou só em caso de emergência (por exemplo seu pai está passando mal não tem outro motorista e precisa de alguém leva-lo para o hospital dae tem cobertura, agora se vc foi pra "balada" não) dae precisa ser alterado para indicar q vc vai utilizar.

    Devo alerta-lo que esta alteração resultado em um aumento podendo ser substancial no valor total do seguro. Desta forma precisa ser verificado por seu pai se é interessante mesmo q vc dirija este veículo (que pela sua natureza já é caro o seguro) ou se ele deve indicar outro veículo ou até vender este e comprar um que seja mais compátivel a seu perfil.

    ****IMPORTANTE: Caso seja veículo perfilado e vc esteja ao volante e sofrer um acidente, dependendo de como foi respondido as perguntas NÃO HAVERÁ QUALQUER TIPO DE COBERTURA. Mesmo em caso de furto/roubo TAMBÉM PODERÁ NÃO HAVER COBERTURA!!!!****

    Outra possibilidade é ele tirar o perfil do seguro, q em alguns casos pode onerar menos do que indicar no perfil que vc vai dirigi-lo.

    Para isto seu pai deve consultar o corretor para q ele faça as simulações e preste as devidas assistências para qual ele foi remunerado.

  • Olá

    Isso vai ser útil:

    IPVA: Pagamento, valores e alíquota de todos os Estados:

    https://seucarro.net/ipva-pagamento-valor-cada-est...

    Preço do seguro dos carros mais vendidos:

    https://seucarro.net/preco-do-seguro-dos-carros-ma...

    Fonte:

    https://seucarro.net/

    Boa sorte, abç

  • Além de seu pai,que consta como motorista principal, ele pode indicar mais outros motoristas, desde que devidamente habilitados. É só comunicar à Seguradora, por escrito, para que ela proceda alteração no "perfil" do risco inicialmente informado.

  • De fato o seu Pai pode adicioná-lo no seguro, mas vai ter que pagar um adicional à Seguradora, em razão de seu perfil (habilitação recente e ainda com dezoito anos). Se vc pretende dirigir o carro do Pai, compensa fazer, porque se der um sinistro com vc, a Seguradora não cobre os prejuízos. É melhor pagar o adicional e ficar tranquilo.

    Abraços.

    Roseli sampa

  • Na hora de fazer ou renovar o seguro, teu pai pode informar que você também dirige o carro. Só que o seguro vai ficar mais caro, porque quanto mais jovem o motorista, maior o risco de acidente, no entendimento das companhias de seguro.

Sign In or Register to comment.