Dependente em seguro de carro?
Seguinte, tenho 18 anos e minha CNH acabou de chegar.
Meu pai tem uma ranger, com o seguro para o perfil dele. Um amigo me contou sobre essa história de seguro e tals, que se eu pegar o carro e bater, o seguro não cobre pq não é o meu perfil. Então ele me falou que tem um lance de 'dependente', que no caso, meu pai me poria como dependente e o seguro iria valer pra mim também.
Mas ele falou pela metade e não me explicou tudo.
Existe mesmo esse lance de dependente? Como funcionaria no meu caso? Compensa fazer?
obrigado
Comments
Tudo depende do tipo de seguro que seu pai fez, se foi com perfil ou sem pefil.
Se foi sem perfil - não é necessário e está coberto independente do condutor.
Se foi com perfil - precisa verificar 2 perguntas importanes
1) Quem é o condutor principal? - Aquele que vai dirigir sempre o carro a maior parte do tempo? Se for vc e estiver no nome do seu pai deve ser corrigido.
2) Se existem menores de 24 anos na residência - e responder se eles vão utilizar o veículo ou não e com que frequência. Se o seu seguro indica q não vai utilizar ou só em caso de emergência (por exemplo seu pai está passando mal não tem outro motorista e precisa de alguém leva-lo para o hospital dae tem cobertura, agora se vc foi pra "balada" não) dae precisa ser alterado para indicar q vc vai utilizar.
Devo alerta-lo que esta alteração resultado em um aumento podendo ser substancial no valor total do seguro. Desta forma precisa ser verificado por seu pai se é interessante mesmo q vc dirija este veículo (que pela sua natureza já é caro o seguro) ou se ele deve indicar outro veículo ou até vender este e comprar um que seja mais compátivel a seu perfil.
****IMPORTANTE: Caso seja veículo perfilado e vc esteja ao volante e sofrer um acidente, dependendo de como foi respondido as perguntas NÃO HAVERÁ QUALQUER TIPO DE COBERTURA. Mesmo em caso de furto/roubo TAMBÉM PODERÁ NÃO HAVER COBERTURA!!!!****
Outra possibilidade é ele tirar o perfil do seguro, q em alguns casos pode onerar menos do que indicar no perfil que vc vai dirigi-lo.
Para isto seu pai deve consultar o corretor para q ele faça as simulações e preste as devidas assistências para qual ele foi remunerado.
Olá
Isso vai ser útil:
IPVA: Pagamento, valores e alíquota de todos os Estados:
https://seucarro.net/ipva-pagamento-valor-cada-est...
Preço do seguro dos carros mais vendidos:
https://seucarro.net/preco-do-seguro-dos-carros-ma...
Fonte:
https://seucarro.net/
Boa sorte, abç
Além de seu pai,que consta como motorista principal, ele pode indicar mais outros motoristas, desde que devidamente habilitados. É só comunicar à Seguradora, por escrito, para que ela proceda alteração no "perfil" do risco inicialmente informado.
De fato o seu Pai pode adicioná-lo no seguro, mas vai ter que pagar um adicional à Seguradora, em razão de seu perfil (habilitação recente e ainda com dezoito anos). Se vc pretende dirigir o carro do Pai, compensa fazer, porque se der um sinistro com vc, a Seguradora não cobre os prejuízos. É melhor pagar o adicional e ficar tranquilo.
Abraços.
Roseli sampa
Na hora de fazer ou renovar o seguro, teu pai pode informar que você também dirige o carro. Só que o seguro vai ficar mais caro, porque quanto mais jovem o motorista, maior o risco de acidente, no entendimento das companhias de seguro.