O RACISMO CONTRA INDÍGENAS E ALGO COMUM NO BRASIL,POR QUE NINGUÉM FALA NADA SOBRE ISSO?
Eu sou de MANAUS a capital do estado do AMAZONAS na regiao AMAZONICA do BRASIL, (regiao norte) e o que eu tenho percebido e um grande racismo contra os indiginas no BRASIL,senpre quando alguem quer ofender os manauaras e os amazonenses,logo dizem "voce e INDIO"como se ser indio fosse ruim,usam a palavra "indio"de forma pejorativa,como se pessoas de origem amerindia fossem inferiores,uma baita descrirminacao contra os indigenas.
Cerca de 60% dos amazonenses e manauaras tem origem indigina ,eu mesmo, tenho sangue indio ,branco e negro correndo pelas veias ,e me orgulho muito disso ,nao sou inferior por isso .
BASTA AO RACISMO CONTRA OS INDIGINAS BRASILEIROS !!!
Comments
O negro, o índio e a mulher no Brasil-colônia foram extremamente escravizados, hostilizados e discriminados. Durante o século XX, o negro e a mulher obtiveram grandes avanços sociológicos e jurídicos. Estamos no século XXI, e os indígenas ainda são discriminados e hostilizados, percebemos que as demais categorias da sociedade, inclusive os homossexuais, avançaram juridicamente e sociologicamente, com exceção dos indígenas. Os grandes produtores apossam-se de uma forma covarde e imoral das terras indígenas e ainda expulsam esses povos.
Em relação aos descendentes de indígenas, que estão presentes no BRASIL TODO, também são discriminados pela sociedade, uma sociedade hipócrita, racista e preconceituosa em diferentes aspectos.
Ser índio, não significa ser bandido, ser descendente de índio, não significa ser mal caráter, ser índio é ser uma pessoa como outra qualquer. Não compreendo tal preconceito de GRANDE PARTE da sociedade brasileira em relação aos índios e seus descendentes.
Lembrando que racismo é crime inafiançável e com reclusão. Então, sociedade, vamos tolerar a diversidade e fechar a boca antes de proferir palavras etnocêntricas.
Eles nao faalam d mts tipos de racismos so falam do negro mas existem d orientais indigenas pardos e ate mt brancos e no exterior contra todos os latinos. esse mundo é mt primitivo
Racismo nao è normal.
Sou do nordeste do Brasil e por la tb tem muitos indios (nao como na amazonia claro). Eu via que amigos meus nao gostavam dos amigos indios pelo simples fato deles serem indios. E detalhe, eles eram indios civilizados, moravam na cidade e so tinham a aparencia de indio (acho que nem mantiam suas tradicoes).
Anyway, eles continuam meus amigos ate hj.
se não for branco europeizado eh considerado inferior
não so no brasil mas no mundo inteiro
Talvez porque os Ãndios vivam isolados, não convivem conosco na sociedade e acabam ficando esquecidos.
O preconceito é contra todas as raças.
Não leve á sério.
bj**************