Onde o futebol é mais amador? No Caribe ou na Oceania?
Eu sei que não tem nada a ver com futebol inglês, mas é que na FB o povo ao invés de responder a pergunta, fica alfinetando os rivais
Se possível, me recomendem alguma das categorias de futebol onde eu possa fazer perguntas como essa
Comments
Acredito que seja o futebol da Oceania. muito porque a Austrália saiu da OFC e se filiou com a AFC. Sobrando assim como nação mais forte no futebol de lá a Nova Zelândia, que tem uma liga semi-profissional e que possui jogadores com nível técnico muito baixo. No Caribie há mais visibilidade, porque a maioria dos países de lá foram colônias inglesas, francesas e holandesas, assim atraindo mais o mercado inglês, francês e holandês.
Há exemplos dessa visibilidade nas ligas dos países citados acima. Na terceira divisão inglesa, o artilheiro, Wells, é da pequena nação de Bermudas, no norte do Caribe. Outro exemplo é o da seleção francesa, que já contou com jogadores como Lilian Thuram, que é natural de Guadalupe, seleção que é filiada a CONCACAF, mas não a FIFA. Além disso, tivemos recentemente a participação de Trinidad e Tobago (seleção que conta com vários jogadores atuando no futebol inglês) em uma edição da copa do mundo, no caso a de 2006.
Já a Oceania não atrai tanta atenção dos países que obtiveram colônias por lá no passado, por isso que a maioria dos jogadores de cada seleção do continente atuam em ligas de seus próprios países. Quebrando esse costume que há por lá, apenas a Nova Zelândia que possui alguns jogadores atuando no exterior, principalmente em ligas inglesas e no futebol australiano.
Tirando a Nova Zelândia, os outros países da Oceania precisam dessa exposição ao mercado europeu para evoluírem, o que hoje é bem difícil. Muito raramente as seleções do continente possuem jogadores atuando no futebol europeu. Um raro exemplo disso é o jogador Gope-Fenepej, natural da Nova Caledônia, que atua no futebol francês. Hoje ele está no Troyes (clube da divisão francesa, que recentemente estava na ligue 1).
No Taiti LOL
VOCE NAO VAI PASSAR ,PORQUE ESSE E O MEU JEITO NINJA