Por favor me ajude nessa questão de Quimica.Urgenteeee!!!!!?
(Unifor-CE)São colocados 8,0 mols de amônia num recipiente fechado de 5,0 litros de capacidade. Acima de 450°C, estabelece-se, após algum tempo, o equilíbrio: 2NH3(g) →3H2(g) + N2+(g)Sabendo que a variação do número de mols dos participantes está registrada no gráfico, podemos afirmar que, nestas condições, a constante de equilíbrio, KÝ, é igual a:
p.s.:Tou com muita dificuldade de resolver esses tipo de questões quem poder me ajudar vou agradecer.
Comments
Faltou o gráfico que o enunciado indica, porém posso te dar um toque de como resolver. É só fazer essa tabela abaixo que fica bem mais fácil pra raciocinar.
2 NH3(g) ------> 3 H2(g) + N2(g)
8 mols --------- 0mols --------- 0mols no ínicio> (esses dados estarão no enunciado)
- 2x ----------- +3x ----------- +x reação >(os números são os coeficientes da reação)
8 - 2x --------- 3x --------- x no equilíbrio>(valor do inicio somado ao da reação,
lembrando que os reagentes são consumidos(-)
e os produtos formados(+)
Como no enunciado o volume do recipiente é de 8 litros e sabendo que para calcular o K é necessário fazer o produto das concentrações molares das substâncias da direita da reação dividido pelo produto da concentração molar da substância da esquerda. Segue abaixo o calculo do K.
K = [H2] ³ . [N2] ¹ = (3x/ 8)³ . x /8
----------------------- ---------------------------
[NH3] ² { (8 - 2x) / 8 } ²
Lembrando que por exemplo a concentração molar será calculada por: número de mols no equilíbrio dividido pelo volume do recipiente, e o coeficiente da substância corresponde ao número que terá que elevar cada concentração. Como H2 possui o coeficiente 3 na sua frente, teremos de elevar sua concentração molar ao cubo.
Espero ter ajudado! ^^