Para espíritas: pode existir outro deus?

A regra no mundo espírita diz que o objetivo de estar na terra é evoluir cada vez mais, quando você morre pode voltar imediatamente para aprender e assim evoluir, ou pode passar um tempo no outro plano para realizar alguma tarefa, descansar ou etc.

Vamos tomar por exemplo uma alma muito evoluída com certa de 1 trilhão de anos, uma das primeiras almas que Deus criou, essa alma ja encarnou, morreu e reencarnou nesse ciclo incontaveis vezes em incontaveis mundos com diversas formas de vidas diferentes e atingiu um patamar maior até que o do próprio espírito de Jesues.

A Pergunta é: Esse ser evoluido ao extremo, tende a evoluir tanto quanto Deus, pois Deus não evolui mais pois ele é o máximo. Esse ser, um dia poderá criar seu próprio universo e após sua evolução máxima ser chamado de Deus pelos habitantes do seu universo?

Quando frequentava o centro espírita eu tinha essa dúvida, algumas pessoas nem sequem conseguiam compreender a pergunta, outras conseguiam, o que você acha???

Update:

Mrk :-) - Fui bem claro, a pergunta é apenas para espírita, qualquer pregação ou outra chatice religiosa diferente da pergunta não será bem vinda, sua resposta não é bem vinda, mesmo por que não respondeu a pergunta de forma correta.

Até mais

Comments

  • A perfeição que os espíritos podem alcançar é sempre relativa, enquanto a perfeição do que chamamos Deus é absoluta.

    Imagine um gráfico em que o eixo horizontal (tendendo ao infinito) é o eixo dos anos, séculos, milênios, ... e o eixo da vertical (também tendendo ao infinito) é o eixo da evolução alcançada. Em algum lugar imaginário desse eixo presumimos que acha um infinito jamais alcançável, pois se fosse alcançável já não seria infinito e sim finito. A essa evolução infinita chamemos Deus.

    Sabemos pela matemática, que uma curva ou linha ascendente em um gráfico, por mais distante que se projete, nunca chegará a alcançar o ponto infinito, mas quanto mais distante diz-se que a linha ou curva tende ao infinito.

    Apliquemos o mesmo raciocínio aos espíritos e a essa força a que chamamos de Deus. Os espíritos por mais que se passem zilhões de anos sempre terão o que evoluir, só que essa evolução a percorrer nem imaginamos o que possa ser. O relativo jamais chega a atingir o absoluto.

  • nao nao...dejeito nenhum ...n espiritismo quando vc desencarna vc não pode reencaranar logo em seguida naum....o espirito ficara no plano espiritual em alguma das milhares de colonias espirituais que há por lá...lá com ajuda de outros guias e amigos espirituais o espirito poderá estar estudando e ajudando espiritos com problemas,,,jovens e ciranças....etc...alguns espiritos esperam séculos pra poder reencarnarem dinovo...nao é assim tao fácil....alguns espiritos demoram anos e anos pra serem resgatados...pra pedir ajuda....

    quANTO ao exemplo de baixo...não..é impossivel...Deus é imutavel;.....não tem como um espirito evoluir a ponto de querer ter um mundo dominado por ele proprio e querer ser chamado por Deus neste mundo....se um espirito pensa assim..é obvio que ele nao tá num grau d evolução digno de chegar perto de Deus..pq este espirito seria dotado de EGOÍSMO....e o egoismo é um dos piores males da humanidade;;;;;

    Um espirito pra chegar ao grau de ser um Espirito puro...tem que trabalhar muito mesmo;;;;ter muita disciplina..nao ter orgulho...nada disso....e se um espirito for puro ele nunca vaiq uerer ter um planeta só dele...poderá até ter a habilidade de estar trabalhando com fluídos( por isso que alguns espiritos conseguem estar em varios lugares ao mesmo tempo) ....Poderá até entender cmo Deus criou todas as coisas,mas terá o grau de sabedoria pra entender os misterios da vida....

    Umd ia iremos aprender e entender os mistérios desse e dos outros planetas...mas ainda nao podemos saber pq no temos o grau de evolução pra isso...Se Deus revelasse a nós humanos todos os misterios do mundo...com certeza aconteceria o que vc citou;;;;poderia se criar o proprio universo e coisas assim,pq o ser humano,nosso espirito é cheinho de defeitos....

    Um espirito nao será igual a Deus nunca..mas será puro de coração e perfeito....e terá a sabedoria de compreendÊ-lo....

  • Acredito no espiritismo,acredito em uma força superior criadora de tudo e todos uma força q criou os espiritos maior q tudo insubstituivel,ou seja nós espiritos encarandos cometemos erros sempre,voltamos a terra depois de morrer e de pagar pelos erros tb no mundo espiritual,acredito q os espitos evoluidos trabalham p/ Deus,vivem no plano superior trabalhando,sempre ajudando os espiritos desencarnados q não compreendem o amor de Deus,eu acredito q Deus exista e q criou tudo,e acredito q existam sim espiritos e q exista vida após a morte,e se houver o dia do juizo final mesmo Deus irá acabar com este ciclo de reencarnações,ja fui evangelica batizada,hj estudo o espiritismo então acredito em duas coisas rsrsrs na reencarnação e tb no fim de todo esse processo...vai chegar um dia q Deus vai acabar com isso,Jesus foi o unico espirito q tenho certeza q não reencarnou....

  • Meu amigo,bom dia.

    Ao morrer à matéria o Espírito nunca volta imediatamente,ele tem que passar por um estagio para ajustar-se a nova condição,depois de longo tempo é que ele será enviado para uma nova reencarnação.

    Cada vinda á terra ele será aos poucos purificado,voltará quantas vezes se fizerem necessário para a purificação total.

    Nunca ele será considerado como Deus, pois este está acima de todos os espíritos.

    Espero ter ajudado,se não eu peço humildes desculpas.

  • Eu acho que independente de evolução. Deus só existe um! E por mais que um espírito evolua, ele nunca será tão perfeito quanto Deus!

  • nããããã

    Deus é o único patamar.

  • Não sou espírita, mas gostaria de deixar minha opinião. Em primeiro lugar, ninguém poderia evoluir tanto a ponto de pretender ocupar o lugar de Deus. Estaríamos condenados a uma busca eterna. Somos a criação; por via de conseqüência, estamos em um patamar inferior ao Criador. O nó górdio do espiritismo - e de todas as outras crenças conhecidas - chama-se: FÉ. Nenhuma doutrina, crença, religião, culto, ou seja lá o nome que se dê, consegue sobreviver sem a fé inquestionável em seus ensinamentos. Concordo que não se pode racionalizar Deus; mas tente tirar a fé da equação, e verá que os demais argumentos caem por terra. Mesmo os espíritas dependem da fé para aceitar seus dogmas. Nenhuma filosofia ou doutrina consegue demonstar aquilo que prega; daí recorrerem ao chavão: para crer é preciso ter fé. Pesquise a história do mágico Houdini e pergunte-se: porquê ele não conseguiu se comunicar com familiares? Para quem não sabe, a esposa dele, e um amigo possuiam, cada um, uma lista com dez palavras cada, escolhidas pelo próprio Houdini, e que ele - ou seu espírito - deveriam dizer, para se ter certeza de que era ele mesmo se comunicando. Até hoje, não conseguiram contato....

Sign In or Register to comment.